Por Ricardo Cravo Albin –
A última e inesperada atração da Bienal do Livro foi provocada pela Secretaria Estadual de Educação.
Neste sete de setembro, quinta-feira feriado nacional que se aproxima, a Educação será celebrada lado a lado da História e da Literatura entre o público majoritário (e preferencial) da Bienal do Livro, as crianças de 7 a 15 anos.
No estande da Secretaria Estadual de Educação, a Superintendente Cristina Silveira resolveu apostar na História do Brasil, centrada no 7 de setembro, na figura de Pedro I, o herói nacional que proclamou o grito “Independência ou Morte”. Pedro I será a maior atração no estande da Secretaria de Educação do Estado do Rio. A Superintendente e a Secretaria de Educação convidaram o livro “Pedro I, o compositor inesperado”, de Ricardo Cravo Albin, para ser abrigado pelo estande da Pasta de Educação no Dia da Pátria.
O livro, lançado recentemente na Feira do Livro de Lisboa, é um sucesso na Europa, já que revela o herói brasileiro – o que pouca gente sabia – como copioso compositor de música erudita, de Credos, Ladainhas, Marchas Patrióticas. Pedro I só era até então conhecido pelo Hino da Independência do Brasil, composto por ele, com letra do poeta Evaristo da Veiga. Das 17 faixas incluídas no livro capa-dura de Cravo Albin, a mais executada é exatamente o Hino da Independência, considerado hino oficial pelo Governo Brasileiro há 200 anos.
A Secretaria da Educação pediu e o produtor do livro doará e sorteará 10 (dez) exemplares entre os grupos que se dispuserem a cantar para um júri de professores da Secretaria a postos na Bienal o famoso Hino composto por Pedro I entre São Paulo e o Rio, depois de declarar o Brasil separado de Portugal, que fez nascer a maior nação da América Latina, o Brasil. O Hino será executado pela 1ª vez pelos autofalantes da Bienal.
As crianças que quiserem obter o Hino do Herói para aprenderem e concorrer ao livro poderão capturar pelos seus celulares o QR Code das músicas de Pedro I que se encontra na capa do livro e/ou no seguinte link: https://pedrocompositorinesperado.institutocravoalbin.com.br/
O concurso começará às 10:30h e se encerrará às 12: 30h do dia da Pátria na Bienal.
Instituto Cultural Cravo Albin – Secretaria Estadual de Educação
Bienal 2023
RICARDO CRAVO ALBIN – Jornalista, Escritor, Radialista, Pesquisador, Musicólogo, Historiador de MPB, Presidente do PEN Clube do Brasil, Presidente do Instituto Cultural Cravo Albin e Membro do Conselho Consultivo do jornal Tribuna da Imprensa Livre. Em função das boas práticas profissionais recebeu em 2019 o Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor, parceria do Jornal Tribuna da Imprensa Livre com a OAB-RJ.
Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com
PATROCÍNIO
Tribuna recomenda!
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo