Redação

Pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo” neste sábado (18) aponta que para 76% dos brasileiros o presidente Jair Bolsonaro deve sofrer um processo de impeachment se descumprir ordem da Justiça. Outros 21% disseram que ele não deve sofrer um processo de impeachment.

Veja o resultado: Deve sofrer processo de impeachment: 76%; Não deve: 21%; Não sabe: 3%. O Datafolha ouviu 3.667 eleitores de 13 a 15 de setembro, em 190 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

DISSE BOLSONARO – No feriado de 7 de Setembro, durante ato em São Paulo, Bolsonaro disse que não cumpriria mais decisões do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. “Dizer a vocês que, qualquer decisão do senhor Alexandre de Moraes, esse presidente não mais cumprirá. A paciência do nosso povo já se esgotou, ele tem tempo ainda de pedir o seu boné e ir cuidar da sua vida. Ele, para nós, não existe mais”, afirmou o presidente.

Pela Constituição brasileira, ninguém pode descumprir decisão judicial. Juristas afirmaram ver crime de responsabilidade na fala do presidente.

Diante da reação negativa, dois dias depois do ataque a Moraes,  Bolsonaro telefonou para o ministro se desculpando e depois divulgou um texto intitulado “Declaração à Nação”, para afirmar que nunca teve “intenção de agredir quaisquer dos poderes”.

POR IDADE – São mais favoráveis à abertura de impeachment em caso de descumprimento de decisões os mais jovens (86% dos jovens de 16 a 24 anos), os mais pobres (82%) e aqueles que reprovam Bolsonaro (94%).

A pesquisa indica também que Lula segue à frente de Bolsonaro e, no 2º turno, tem 56% contra 31%; a reprovação ao governo Bolsonaro atinge 53%, pior índice do mandato, com aprovação de apenas 22%; e 57% dizem nunca confiar nas declarações de Bolsonaro.

Fonte: G1


Tribuna recomenda!