Por Emanuel Cancella –
Com certeza que o procurador busca os seus 15 segundos de fama!
Eu que nem imaginava, mas já tive os meus 15 segundos de fama com o peladão da Petrobrás. Pois enquanto diretor do Sindipetro-RJ, coordenei o ato do peladão em frente à sede da Petrobrás, no Rio, e em Brasília, em frente ao palácio do Planalto.
O fato foi matéria de jornais no mundo, até na China, cujo exemplar tenho guardado. A motivação, que pouca gente fala, é que foi em defesa dos aposentados petroleiros.
No governo Lula e da Dilma, os petroleiros recebiam PLR e abono salarial. Já os aposentados tinham Beneficio Farmácia e recebiam aumento real, só que menor que os petroleiros da ativa, o motivo do protesto.
Com o PT na Petrobrás havia também concurso público, hoje temos demissão e redução no salário.
Que saudade dos governos do PT na Petrobrás!
Hoje os petroleiros, além de não receberem aumento real, ativos e aposentados pagam por um rombo na Petros, no mínimo com 13% de seus salários, e por 18 anos. O absurdo é que eles nunca foram gestores da Petros e não houve qualquer auditoria que comprovasse o rombo. E a direção, da Petrobrás e da Petros, ainda propõe o pagamento vitalício, ao invés de 18 anos.
Pasmem! Paulo Guedes, que junto com seu assessor Esteves Colnago, montou uma quadrilha que surrupiou R$ 6.5 BI dos Fundos de pensão das estatais, está livre, leve e solto e nem paga pelo que roubou (6,7).
Muito pelo contrário, Paulo Guedes, quando cometeu o crime, era assessor de Bolsonaro e mesmo assim, foi promovido a ministro da Economia. Para isso contou com a omissão criminosa da Lava Jato, chefiada pelo juiz Sergio Moro, que investiga a Petrobrás; e da Operação Greenfield, que investiga os fundos de pensão.
Diante do vacilo das entidades petroleiras (FUP/FNP/AEPET) que sempre foram bastante combativas na defesa da Petrobrás e dos petroleiros, mas acabaram indicando para que as assembléias aprovassem que os petroleiros, ativos e aposentados, pagassem por esse rombo que não fizeram, chamado pomposamente de Plano de Equacionamento de Déficit – PED (3 a 5).
Agora não mais como direção, mas como associado, propus em assembléia dos aposentados um peladão, nos mesmos moldes do passado, mas deu empate, inviabilizando o ato.
Agora aparece um procurador que diz ter indícios de que o PT recebia dinheiro do exterior, e por isso quer extinguir o Partido, com base em denúncias da Lava Jato. Convém lembrar ao nobre procurador que, com base em um mar de denúncias, inclusive comprovadas com áudios do The Intercepet Brasil, o Conselho Nacional da OAB pediu, por unanimidade, o afastamento de cargos públicos dos chefes da Lava Jato, juiz Sergio Moro e o procurador Deltan Dallagnol, para que não utilizassem a máquina do Estado em defesa própria.
Ambos, Moro e Dallagnol, não aceitaram e continuam a conspirar contra o Brasil e principalmente a prejudicar a Petrobrás (10).
Também é de bom alvitre lembrar ao procurador que quer cassar o PT, com base em denúncias sem provas de ter recebido recursos ilícitos de origem estrangeira, o que disse o saudoso Moniz Bandeira sobre o juiz Sergio Moro e o procurador Rodrigo Janot: “Moro e Janot atuaram e atuam com instituições dos Estados Unidos contra o Brasil e as empresas brasileiras” (2)
Já o PT na presidência do Brasil, com Lula e Dilma, o país chegou à sexta economia no mundo, passando a Inglaterra. E foi no governo de Lula, que os petroleiros, hoje tão atacados, desenvolveram tecnologia inédita no mundo permitindo asim a descoberta do pré-sal.
Pela descoberta do pré-sal, a Petrobrás ganhou pela 3ª vez o prêmio OTC, considerado o “Oscar” da indústria do petróleo (7). E o pré-sal é a maior descoberta petrolífera do mundo contemporâneo, responsável por mais da metade da produção nacional de petróleo (8).
Os governos do PT de Lula e Dilma pagaram a dívida com o FMI e viraram cotistas do Fundo. Participaram da criação dos BRINCS e se tornaram também cotistas. Os governos do PT de Lula e Dilma deixaram US$ 380 BI de reservas cambiais, uma das maiores no mundo (9). No governo do PT o país alcançou o pleno emprego (11).
Quem sabe, depois desses esclarecimentos, o procurador Renato Brill de Goés desista de seu processo e passe a respeitar o PT!
Fonte:
1-https://www.brasil247.com/poder/procurador-eleitoral-aceita-processo-para-cassar-o-registro-do-pt 2
7-https://petrobras.com.br/fatos-e-dados/recebemos-o-premio-offshore-technology-conference-2015.htm
9-https://exame.abril.com.br/economia/pais-discute-o-que-fazer-com-us-380-bi-em-reservas-cambiais/
11-https://www.istoedinheiro.com.br/noticias/negocios/20110105/pais-pleno-emprego/3872
EMANUEL CANCELLA – Advogado, petroleiro, ex-técnico da Petrobrás, blogueiro, ex-presidente do Sindipetro-RJ, ex-diretor da CUT e da FUP, ex-diretor do Dieese.
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo