Por Kakay

“Um poema
Escrito
Em uma parede
Mantém uma casa
Em pé.”

Quando fiz 50 anos, resolvi me dar um presente especial. Contratei uma professora de literatura, em Belo Horizonte, e pedi a ela para fazer uma pesquisa nos sebos da cidade anotando todos os livros de poesia que encontrasse. Ela catalogou mais de 600 títulos e eu escolhi 500 para mim.

A festa foi um espetáculo, o pessoal do Museu da Língua Portuguesa fez uma tenda enorme na qual o mote era a poesia. Logo na entrada, o convidado tinha a oportunidade de assoprar em um cano do qual saiam palavras, como que por encanto, formando poemas nas paredes. Uma magia pura com direito a muita declamação.

A poesia tem me acompanhado e, nestes tempos estranhos de mísseis, de dor, de ataques indiscriminados a civis e de balas perdidas e erradas, de certa forma, ela é um dique para não transbordarmos. Ou uma pá para recolher os nossos escombros. Durante a pandemia, na solidão e na angústia do isolamento, resolvi recitar poesias todo final de tarde. Criei uma brincadeira lúdica: poesia ao cair da tarde. Comecei mandando para umas 10 pessoas. Gravei todos os dias, durante mais de 2 anos, e acabei mandando para mais de 1.000 pessoas diariamente. Faz um bem danado saber que eu tenho a poesia como companheira.

Essa guerra estúpida, entre Israel e Palestina, mexeu com todos nós. Na verdade, o mundo faz de conta que não vê as mortes diárias na grande e monstruosa prisão a céu aberto que virou a Faixa de Gaza. As vidas minguando sem acesso à energia, à água potável, à saúde e à comida.

Quem anda pelas ruas das grandes cidades brasileiras já se acostumou com os 260 mil brasileiros sem teto, sem abrigo e sem esperança. Fora as 33 milhões de pessoas que passam fome no país. O centro de São Paulo, à noite, é de cortar o coração. É impossível fingir que é normal e que essa guerra, também a céu aberto, está dominando o Brasil. A indiferença mata. E somos todos, de alguma maneira, responsáveis por essa tragédia humana.

Para suportar a morte diária do que de humano ainda sobra em cada um de nós, é preciso ter, cada um à sua maneira, nossos escapes, nossas fugas e nossos delírios. Nessa semana, em Lisboa, uma surpresa me fez sair desse imobilismo acachapante. Um amigo querido, que tem um apartamento com vista para a Sé e para o Tejo, resolveu inaugurar uma biblioteca luso-brasileira com direito a placa tendo meu nome. Uma biblioteca criada em minha homenagem é uma maneira de respirar e de resistir. A primeira edição do “Livro do Desassossego” está lá, olhando para mim.

“Temos, todos que vivemos,
Uma vida que é vivida
E outra vida que é pensada,
E a única vida que temos
É essa que é dividida
Entre a verdadeira e a errada.”
–Fernando Pessoa.

E é nessa viagem poética que eu me seguro e me amparo. Por alguns momentos, entre recitações, música e vinho, a guerra deixa de existir para os poetas. Todos sabemos que, lá fora, a morte e a fome continuam a vencer, mas a fuga faz o tempo dar uma parada. É como se gravássemos ao nosso redor um círculo imaginário de giz.

A nos esconder, a nos proteger e a nos agasalhar. Uma covardia, eu sei. Mas uma densa nuvem fecha os nossos olhos e nos cega. Como se, ao longe, a poesia nos pegasse pelas mãos e nos fizesse dançar uma valsa imaginária. E, como bailarinos trôpegos, nós criássemos um mundo só nosso de paz e harmonia.

A poesia serve, também, para que nós não sucumbamos definitivamente. Podem ser falsos esses momentos, mas sem eles seria ainda mais difícil viver. De mãos dadas com a poesia, a gente segue tentando não enlouquecer de vez.

“O esquecimento do extermínio faz parte do extermínio.”
–Jean-Luc Godard.

ANTÔNIO CARLOS DE ALMEIDA CASTRO, o Kakay, tem 65 anos. Nasceu em Patos de Minas (MG) e cursou direito na UnB, em Brasília. É advogado criminal e já defendeu 4 ex-presidentes da República, 80 governadores, dezenas de congressistas e ministros de Estado. Além de grandes empreiteiras e banqueiros.

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