Por Mauricio Salkini –

No último dia de setembro foi o lançamento do Núcleo Franquias do Clube Empreendedor, que este colunista coordena. Estreamos com a palestra da Sandra Albuquerque, Gerente Nacional de Expansão da franqueadora AmPm.

Voltar aos eventos presenciais foi uma grande maravilha, ainda mais com esse encontro ocorrendo no Centro do Rio de Janeiro, ainda carente de vida e de gente. Melhor ainda foi o evento acontecer no Porto Maravilha, que é a região carioca do investimento público-privado.

Este êxito responde ao universitário que um dia nos perguntou o que cada um faria ou poderia fazer, em palestra sobre a recuperação do Centro do Rio, na Universidade localizada na Av. Presidente Vargas (Centro/RJ). A realização de movimentos presenciais com executivos e empreendedores coloca o Centro do Rio como o lugar de oportunidades.

Tudo sobre o Bairro Centro em Rio de Janeiro | Tegra Incorporadora

A palestrante nos apresentou números que reforçam a perenidade e resiliência das franquias comparadas com os negócios próprios. Os anos de 2020 e 2021 são favoráveis ao franchising: encerramento dos negócios e abertura de novas franquias.

O mercado de franquias, com centenas de lojas por marcas, interessa as companhias de seguros, a fabricante de moto elétrica, as consultorias e as indústrias. Nos importa, como Núcleo Franquias, derrubar muros e construir pontes entre os desejosos de fornecimento e as franqueadoras.

Será decisivo, para o sucesso dos empreendedores-fornecedores, o entendimento das dores dos franqueados. Só a homologação nas franqueadoras não garantirá a adesão/contratação dos mesmos. O sistema de franchising normalmente indica, mas não exige.

Tanto a coluna semanal quanto o Núcleo Franquias são movimentos de conhecimento do franchising, e os negócios serão consequência da sabedoria que acumularemos.

“A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida”, Vinicius de Moraes

MAURICIO SALKINI é administrador, poeta, palestrante e empreendedor desde de 1994, com experiência em franquias: Bobs, Kopenhagen e Rei do Mate. Participa do Conselho de franqueados (RM) do Rio de Janeiro. Implantou mais de 15 negócios no franchising, localizados em shopping, supermercado, rua e estação de transportes – barcas, trem e metrô. Inovou na operação de franquias dentro das embarcações Rio X Niterói, um verdadeiro desafio marítimo, e em projetos vencedores do Prêmio Ser Humano ABRH-RJ: Treinamento Cult (2019) e Primeiro Trabalho Decente (2021). Reconhecido (2022) pelo Selo Diversidade/ Prefeitura Municipal de Niterói (RJ), na área de Direitos Humanos, pelo desenvolvimento de trabalhos com a juventude preta e mulheres em posição de destaque na empresa. Produz conteúdo diariamente no Linkedin, conciliando Empreendedorismo com questões sociais, propondo para os franqueados/ Varejistas avanços práticos e sustentáveis na pauta ESG, debatendo sustentabilidade, DEI e greenwashing. Tem artigos publicados na revista RPS/ Universidade Federal Fluminense, e nos portais: Central da Franquia e Grupo RH-LF. Escreveu artigos para os livros: “Pedagogia Social – Educação sem fronteiras” e “As melhores práticas em Gestão de Pessoas” (org. ABRH-RJ). Colunista semanal do jornal Tribuna da Imprensa Livre. https://linktr.ee/msalkini

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com


PATROCÍNIO


Tribuna recomenda!