Por Emanuel Cancella –

O mesmo MPF que processou Dilma por manter em seu governo combustíveis a preços baixos, agora é contrário a produção de petróleo na foz do rio Amazonas.

MPF processa Graça Foster e Mantega por manterem combustíveis a preços baixos no governo Dilma (7). E Dilma resistiu.

Depois de derrubada por um golpe segundo o ministro Luis Roberto Barroso (9), Michel Temer assumiu e colocou, Pedro Parente para presidir a Petrobrás e o jornal Metrô registrou assim: Parente pôs fogo no País dolarizando a gasolina (8). E Bolsonaro mesmo com os brasileiros ganhando seus salários em real manteve a dolarização.

Agora o MPF recomenda que Ibama negue a exploração de petróleo na Foz do Amazonas (10).

A Petrobrás em 2006 desenvolveu tecnologia inédita no mundo que permitiu a descoberta do pré-sal. A Globo em editorial de 2015: O pré-sal pode ser patrimônio inútil. (11)

O saudoso jornalista Paulo Henrique Amorim respondeu: Globo e o pré-sal: de inútil a fantástico (12).

E a Petrobrás ganhou nos EUA pela descoberta de tecnologia do pré-sal o 4º premio OCT, considerado o Oscar da indústria do petróleo (13). E o pré-sal já responde por 70% da produção nacional de petróleo (14). Isto sem nenhum acidente no pré-sal.

Veja a trajetória dos governos do PT em relação a energia alternativa:

Veja o que dizia o presidente Lula, no primeiro governo Dilma:  Para ele, a descoberta do pré-sal não reduz o “apetite” para a produção do biocombustível. “O programa foi feito para crescer (5).

Em 2016 o Brasil, na frente do Reino Unido, era um dos 10 país que mais investia em energia renovável (1)

Hidreletrica: Dentre as 10 maiores hidrelétricas do mundo, três são brasileiras construídas nos governos do PT. Veja a lista! (2)

Energia do vento: Em 2021 o Brasil era o 7° país do mundo em termos de potência instalada de energia eólica (21 GW) e o 4º país que mais produzia energia eólica (72 TWh), atrás apenas de China, EUA e Alemanha. No final de 2021, haviam mais de 750 parques eólicos e mais de 10 mil aerogeradores, o equivalente a 10,95% da potência energética instalada no país. (3)

Biodisel: Produtores de biodiesel homenageiam ex-presidente Lula

Ex-presidente Lula criou a Petrobrás Biocombustivel e é considerado o patrono do biodiesel no Brasil (4,6).

As principais matérias-primas para a produção nacional do biodiesel são: soja, milho, girassol, amendoim, algodão, canola, mamona, babaçu, palma (dendê) e macaúba, entre outras oleaginosas existentes no país. O combustível também pode ser obtido a partir de óleos residuais e de gorduras animais (6).

Todo investimento em energia renovável foi destruído por Temer Bolsonaro: Temer/Pedro Parente: Petrobrás deixara setores de Biocombustivel, petroquímica e fertilizante (15). Lembrando que a petroquímica é a parte mais lucrativa da indústria do Petróleo.

Levantamento feito pelo Dieese/FUP aponta que as gestões da Petrobrás no governo Bolsonaro já privatizaram 62 ativos, incluindo subsidiárias estratégicas, como a BR Distribuidora, refinarias, campos de petróleo, terminais, gasodutos, termelétricas, usinas eólicas, entre outros (16). Na verdade Bolsonaro vendeu a BR Distribuidora e queria vender a Petrobrás (16).

O presidente Lula abrasileirando os preços dos combustíveis, diminuiu seu preço.

O pré-sal do sul, sudeste, descoberto no governo Lula é responsável por 70% da produção nacional, sem nenhum acidente.

O MPF no governo Dilma não conseguiu dolarizar o preço dos combustíveis. Será que o MPF no governo Lula vai barrar o pré-sal da foz do Amazonas, impedindo: Investimentos vultosos na região mais pobre do Brasil, arrecadação gigante de impostos e muitos empregos de qualidade!

Fonte:

1 – https://www.cpt.com.br/noticias/os-10-paises-que-mais-investem-em-energia-renovavel

2 – https://brasilescola.uol.com.br/geografia/as-maiores-hidreletricas-mundo.htm

3 – https://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_e%C3%B3lica_no_Brasil

4 – https://www.biodieselbr.com/noticias/regulacao/politica/lula-usinas-aproximarem-dilma-rousseff-020812

5 – https://www.bsbios.com/pt/noticia/produtores-de-biodiesel-homenageiam-ex-presidente-lula

6 – https://www.embrapa.br/agencia-de-informacao-tecnologica/tematicas/agroenergia/biodiesel#:~:text=As%20principais%20mat%C3%A9rias%2Dprimas%20para,residuais%20e%20de%20gorduras%20animais.

7 – https://www.infomoney.com.br/politica/mpf-processa-graca-foster-e-mantega-por-manterem-combustiveis-a-precos-baixos-no-governo-dilma/

8 – https://www.metroworldnews.com.br/colunistas/2018/05/24/parente-pos-fogo-no-pais-dolarizando-gasolina.html

9 – https://www.brasil247.com/brasil/barroso-admite-que-dilma-foi-vitima-de-um-golpe-de-estado

10 – https://www.cnnbrasil.com.br/economia/mpf-recomenda-que-ibama-negue-a-exploracao-de-petroleo-na-foz-do-amazonas/

11 – https://oglobo.globo.com/opiniao/o-pre-sal-pode-ser-patrimonio-inutil-18331727

12 – https://www.conversaafiada.com.br/economia/globo-o-pre-sal-de-inutil-a-fantastico

13 – https://portalclubedeengenharia.org.br/2020/02/08/petrobras-conquista-o-4-oscar-da-industria-petrolifera-offshore-mundial/

14 – https://exame.com/negocios/pre-sal-ja-responde-por-70-da-producao-de-petroleo-no-brasil/

15 – https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2016-09/petrobras-deixara-setores-de-biocombustiveis-petroquimica-e-fertilizantes#:~:text=Para%20Pedro%20Parente%2C%20a%20sa%C3%ADda,operadores%20deste%20tipo%20de%20produto.

16 – https://www.infomoney.com.br/mercados/por-que-bolsonaro-quer-privatizar-a-petrobras-petr4-entenda-o-caso/#:~:text=Enquanto%20isso%2C%20o%20ministro%20da,ideia%20de%20fatiar%20a%20Petrobras.

EMANUEL CANCELLA – Advogado (OAB/RJ 75.300), ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex-diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da Federação Única dos Petroleiros (FUP), fundador e coordenador da FNP, ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, colunista desta Tribuna da Imprensa Livre, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido no site Mercado Livre. Em função das boas práticas profissionais recebeu em 2017 o Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor, parceria do jornal Tribuna da Imprensa Livre com a OAB-RJ.

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com


PATROCÍNIO

Tribuna recomenda!