Por Emanuel Cancella –
Lula avisou a Sérgio Moro, em vídeo anexo, durante audiência no processo parcial ao qual foi submetido: “Um dia a conta chega, Moro !” (1)
Lula ficou preso, sem provas, por 580 dias, pelo conluio armado por Moro e Bolsonaro, o que levou Bolsonaro a se eleger em 2018 (14,15).
Logo depois, Moro foi recompensado, e assim, contrariando seus correligionários, aceitou de Bolsonaro o ministério da Justiça e a promessa de ser indicado ministro do STF (16).
A vaga no STF não aconteceu e Moro assiste a Lula indicar Zanin e Dino ao STF e não se contém: Moro destila ódio contra indicação de Dino ao STF e é humilhado nas redes (4).
Comprovando sua inocência, Lula volta em 2022, mesmo assim, com base nesse processo armado, Bolsonaro chega ao primeiro debate e ataca Lula: “Corrupto’ e ladrão”(2)
Primeiro debate presidencial: “Bolsonaro chamou Lula de “ladrão” e destacou o chamado escândalo da “Lava Jato” (…) Lula respondeu que Bolsonaro estava espalhando “inverdades” e, por sua vez, acusou o presidente de manejar mal o país e desfazer anos de crescimento econômico e iniciativas de combate à pobreza”, disse a emissora (3).
Bolsonaro perdeu a eleição para Lula e não se conformou. O Senador Marcos Du Val, em entrevista à Veja, disse que participou de uma reunião comandada por Bolsonaro e o deputado Silveira onde foi decidido: Anular as eleições, prender o ministro do STF, Alexandre de Moraes; afastar o presidente eleito Lula e manter no poder Bolsonaro (17). O plano não funcionou!
Moro agora ameaçado de perder o mandato de senador da República e de ser preso junto com Dallagnol, ambos acusados pelo advogado da Odebrecht, Rodrigo Tacla Duran , de crime de extorsão. Segundo Duran: “Paguei a Moro e Dallagnol para não ser preso US$ 612 mil “(5,7,18). E afirma que pode provar.
Moro nega, chamou Duran de aventureiro e fora da lei, mas o jornalista Luis Nassif publicou no seu jornal GGN que Duran fez depósito na conta da esposa de Moro, advogada e deputada federal, Rosangela Moro (6). O caso está no STF (7).
Já Bolsonaro está inelegível; na CPI da Covid é acusado de 9 crimes; Bolsonaro e a primeira dama Michelle são acusados de rachadinha e ambos também envolvidos no escândalo das jóias roubadas (9,10,11,12).
Parafraseando a música dos Paralamas do sucesso: “Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou”. (13)!
Fonte:
1 – https://www.facebook.com/watch/?v=180762163862838
3 – https://www.bbc.com/portuguese/brasil-62712814
6 – https://jornalggn.com.br/politica/advogado-espanhol-fez-pagamentos-a-rosangela-moro/
A7%C3%A3o,Por%20Kiko%20Nogueira&text=Este%20artigo%20foi%20atualizado.,um%20determinado%20fato%20ou%20hip%C3%B3tese%E2%80%9D.
16 – https://brasil.elpais.com/brasil/2019/05/12/politica/1557677235_562717.html
EMANUEL CANCELLA – Advogado (OAB/RJ 75.300), ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex-diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da Federação Única dos Petroleiros (FUP), fundador e coordenador da FNP, ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, colunista desta Tribuna da Imprensa Livre, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido no site Mercado Livre. Em função das boas práticas profissionais recebeu em 2017 o Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor, parceria do jornal Tribuna da Imprensa Livre com a OAB-RJ.
Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com
PATROCÍNIO
Tribuna recomenda!
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo