Por Bolivar Meirelles

Filho de Manoel Cavalcante Proença, professor de português na AMAN, especialista em literatura da Semana da Arte Moderna. Do pai, quase certo, herdou o gosto pelo português e pela literatura. “Quando a Produção Literária é boa, não é superada pelas ‘novas escolas’ “. Registra  Ivan Cavalcante Proença em um de seus livros. Guardei e continuo curtindo Camões, Castro Alves, Bocage, Olavo Bilac e vários outros…

Não vou, no entanto, abordar o Ivan Cavalcante Proença do idioma “última flor do lácio” e nem da literatura brasileira e, até portuguesa…

Quero abordar o “Decano dos militares legalistas de 1964”.

Noventa e três anos de idade, faz do militar Ivan Cavalcante Proença, Coronel do Exército que, por justiça Constitucional, deveria ser General de Exército, êle e todos oficiais combatentes atingidos pelos atos arbitrários dos governos militares ditatoriais oriundos do Golpe de Estado de abril de 1964.

Não pude comparecer à recente solenidade havida na ABI ontem (confira o vídeo), dia 13 de março de 2024 em homenagem ao Presidente deposto na “abrilada” de 1964. Homenagear Jango é homenagear a legalidade, a Constituição, à democracia, ao excelente projeto de governo… Homenageia, também, os militares Legalistas, aos que subordinam as Forças Armadas ao Poder Civil. Aos militares que defendem a Pátria brasileira, seu povo e suas riquezas.

O Decano Ivan Cavalcante Proença se houve muito bem nesse singular evento, usou seu tempo de mesa e discursou a vontade. Como oriundo da arma de Cavalaria, soltou as rédeas…por respeito ao animal, não esporeou, apenas cutucou a montaria. Tempo de falar, o fez largo, “falou e disse”. Não pude comparecer ao evento. Registro minha ausência registrando minha presença nesse artigo.

Charge do Aroeira. (Brasil247)

Deixou claro que existem militares civilistas e legalistas.

É, Ivan Cavalcante Proença… não esqueça o norte de seu pai, o meu Professor Manuel Cavalcante Proença…o cadete tenentista de 1922 que se insurgiu sob o comando do então Coronel Xavier de Brito.

BOLIVAR MARINHO SOARES DE MEIRELLES – General de Brigada Reformado, Cientista Social, Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre, Mestre em Administração Pública e Doutor em Ciências em Engenharia de Produção, Pós Doutor em História Política, Presidente do Conselho Executivo da Casa da América Latina.

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com


PATROCÍNIO

Tribuna recomenda!