Por Biagio Marasciulo –
Daqui da Itália… Para vocês do Brasil!!! – Correspondência para todos.
Enquanto toda a Europa se reúne para enfrentar grandes problemas organizacionais da pós-pandemia provocada pelo covid19, nas sedes políticas de algumas nações muitos partidos se preparam para Eleições Administrativas Municipais que envolvem muitos grupos e comunidades; na Itália o trabalho se retomou em varias estruturas industriais e artesanais após um verão vivido com períodos de grande calor, alternando com violentas tempestades e trovoadas que têm causado muitos danos às estruturas turísticas.
O turismo internacional mesmo tem registrado um bom resultado numérico; muitos estrangeiros passaram as férias de verão na Itália, entre eles muitos brasileiros que vêm todos os anos para “conhecer de perto este país maravilhoso”. Retomamos a examinar e apresentar aos nossos Amigos Brasileiros o território da Península Itálica dividido em Regiões; nesta correspondência revisitamos a Marche: uma região em forma de quadrilátero com um lado ao longo da costa do Mar Adriático, no centro da Itália.
A costa é belíssima, com colinas que chegam ao mar, entre as quais se preservam aldeias antigas e medievais que são uma riqueza artística e conferem à paisagem um aspecto emocionante e muito atraente. A capital da Marche é a cidade de Ancona; assim como todas as demais cidades da região, é pouco povoada e essa particularidade tem permitido evitar problemas de congestionamento e poluição que, por outro lado, estão ligados a grandes metrópoles. A maior parte do território é montanhosa e as colinas criam um ambiente permeado por toda parte pela harmonia e doçura, mas também realçado pelo complexo de Parques Nacionais. Ao longo da costa existem povoações muito bem organizadas do ponto de vista turístico litorâneo e a média e pequena indústria permite um bem-estar digno para a produção de diversos produtos, como papel, mobiliário, confecções, instrumentos musicais e para finalizar a pesca, a qual possui uma grande frota de barcos pesqueiros com excelentes serviços dedicados ao turismo.
Urbino é um importante centro cultural e histórico, sendo a sua Universidade bem conhecida no país, juntamente com a de Camerino, uma universidade dedicada às disciplinas de ciências. Para os viajantes nesta Região, uma parada importante é uma visita às famosas Grutas Frasassi, um conjunto de grutas subterrâneas de rara beleza na província de Ancona, num ambiente montanhoso e aberto ao público. Outra cidade conhecida por ter sempre vocação para o turismo e para a música; é Pesaro, com vista para o Mar Adriático a leste da Península, com arredores montanhosos, mas também praias muito bem frequentadas. O território montanhoso ligado à cordilheira dos Apeninos (as montanhas mais antigas da Itália) tem sido repetidamente atingido por episódios sísmicos que têm caracterizado a Região neste sentido.
Atravessando a Itália central, indo do Mar Adriático no leste ao Mar Tirreno no oeste, passamos do Marche ao Lácio. Esta nova região é a mais conhecida de toda a Itália porque a capital do país está localizada em seu centro geográfico, que é ROMA (“Caput mundi”, como os antigos latinos a chamavam). Somente por sua presença nesta área se poderia escrever … um livro inteiro! Mas desta vez vamos falar sobre a Região do Lácio permanecendo na descrição de lugares particulares que cercam Roma “Superstar”, uma cidade única no mundo por sua história extraordinariamente rica em cultura, religião, arte, personagens de todos os tipos, política, comida e vinho, diversão, cinema, música e poesia; tudo isso em um grande polo misto de populações de todo o mundo, então só temos que dizer: Roma é exatamente … um Mundo inteiro.
No entanto, toda a região do Lácio é rica em locais históricos que relembram a vida do grande Império Romano, as ruas, os balneários, as aldeias e o campo. Além de Roma, um verdadeiro museu ao Céu aberto, estão cidades como Latina, a segunda maior do Lácio em população, Frosinone, Viterbo e Rieti; todas juntas, são atração e representação completa da Região. O Lácio é atravessado pelo rio mais histórico da Itália, o Tibre, que atravessa também Roma inteira, além da parte montanhosa no seu interior com aldeias antigas e parques nacionais; com 12,50% de área protegida, o Lácio está entre as Regiões mais atentas à salvaguarda do território.
A agricultura é de grande importância, desenvolvida na parte norte da Região, enquanto na parte sul houve maior crescimento industrial. A presença no território da cidade de Roma de um estado independente como a Cidade do Vaticano, a unidade central do catolicismo mundial, por muito tempo influencia os interesses em relação à capital; os museus e basílicas de Roma são a representação universal desta cidade metropolitana. Interessantes locais de férias também estão presentes ao longo da costa do Mar Tirreno e as vias de comunicação, com estradas e ferrovias, que cruzam esta Região que une norte a sul da Itália são de grande importância. Lembramos que nesta região a cidade de Viterbo foi, nos séculos passados, a sede religiosa onde se realizava o “Conclave”, ou seja, a reunião de Cardeais com direito de voto para realizar a eleição do Papa, quando falecia Aquele que o tinha sido até a morte.
Mas todo o Lácio continua a ser a principal região italiana por haver o centro do Poder Executivo, Legislativo e Representativo, isto porque está em Roma a sede do Governo, do Parlamento (Câmara dos Deputados e Senadores) e do Presidente da República, autoridade de garantia das funções totais do Estado. É também o centro das atividades administrativas do Estado e dos órgãos de controle da Administração Pública; enfim, uma Região que representa toda a Itália para os países estrangeiros, com grandes embaixadas de todo o mundo. Certamente que esta região deve ser apresentada com uma explicação detalhada das muitas obras e eventos que a caracterizam, mas nós queremos que a Cultura e a História que acompanharam esta terra tenham um significado preciso na memória coletiva de todo o povo italiano, com consciência de que a cidade de Roma é lembrada em todo o mundo pelos acontecimentos que traçaram um grande “sulco”, evocando Rômulo, o primeiro fundador histórico da cidade, que fez o mesmo com Remo, seu irmão, ordenando-o a não ultrapassar o “sulco”, traçada por ele para “marcar” o território e o nascimento da nova grande cidade que daria vida ao destino do mundo; a história conta que foi próprio Rômulo quem tirou a vida de seu irmão Remo que ultrajou Roma ao cruzar o famoso “sulco”. A grandeza de Roma … começou a partir desse momento !!!
Queridos amigos brasileiros, paramos por aqui nesta correspondência com uma saudação e um abraço a todos; nos vemos na próxima semana para conhecer outras regiões, arrivederci.
Correspondência da Itália de Biagio Marasciulo – Tradução do texto de Miguel Antinarelli
Reprodução PROIBIDA.
QUI ITALIA, … A VOI BRASILE !!! – Corrispondenza per TUTTI
Biagio Marasciulo
Mentre tutta l’Europa si riunisce per affrontare i grandi problemi organizzativi del post pandemia da covid19, nelle sedi politiche di alcune Nazioni i tanti partiti si preparano a Elezioni Amministrative che impegnano tanti gruppi e Comunità; in Italia si riprende il lavoro nelle strutture industriali e artigianali dopo una estate vissuta con periodi di grande calore alternati a violenti nubifragi e temporali che hanno provocato molti danni a strutture turistiche. Proprio il turismo internazionale ha registrato un buon risultato numerico; tantissimi stranieri hanno passato le loro vacanze estive in Italia, e fra essi molti Brasiliani che ogni anno vengono a “conoscere da vicino” questo meraviglioso Paese. Riprendiamo ad esaminare e presentare ai nostri Amici Brasiliani il territorio della penisola Italiana suddiviso in Regioni; in questa corrispondenza rivisitiamo le Marche: una Regione a forma di quadrilatero con un lato lungo le coste del mare Adriatico, al centro dell’Italia. Bellissima la costa, con colline che arrivano a ridosso del mare, tra le quali si conservano borghi antichi e medioevali che sono una ricchezza artistica e donano al paesaggio un aspetto pittoresco e molto attraente. Il capoluogo delle Marche è la città di Ancona; così come tutte le altre città della Regione non è molto popolata e questa particolarità ha permesso di evitare problemi di congestione e inquinamento che, invece, sono connessi alle grandi città di tipo metropolitano. La maggioranza del territorio è montuosa e le colline determinano un ambiente ovunque pervaso di armonia e dolcezza, ma anche valorizzato dalla definizione di Parchi Nazionali. Lungo la costa si susseguono cittadine molto ben organizzate sotto il profilo turistico balneare e la media e piccola industria consente un discreto benessere per la produzione di vari prodotti, come carta, mobili, manifatture di abbigliamento, strumenti musicali per finire con la pesca, che gode di una flotta di pescherecci notevole, e con i servizi dedicati al turismo. Importante centro culturale e storico è Urbino, con la sua parte di Università molto conosciuta nel Paese, unitamente a quella di Camerino, Università votata alle materie di Scienza. Per i viaggiatori di questa Regione tappa importante è quella della visita alle famose Grotte di Frasassi, un gruppo di grotte sotterranee di rara bellezza nella provincia di Ancona, in ambiente collinare e aperte al pubblico. Un’altra città è conosciuta per aver avuto da sempre una vocazione sia turistica che musicale; parliamo di Pesaro, che si affaccia sul mare Adriatico ad est della Penisola, con dintorni collinari, ma anche spiagge molto frequentate. Il territorio montuoso legato alla catena degli Appennini (le montagne più antiche dell’Italia) è stato ripetutamente colpito da episodi sismici che hanno caratterizzato in questo senso la Regione.
Attraversando l’Italia centrale, andando dal mare Adriatico, ad est, al mare Tirreno, ad ovest, passiamo dalle Marche al Lazio. Questa nuova Regione è quella più conosciuta di tutta l’Italia perché al suo centro geografico si trova la Capitale del Paese, cioè ROMA (“Caput mundi”, come la definivano gli antichi Latini). Solo per la sua presenza in questo territorio bisognerebbe scrivere un … libro intero! Ma questa volta parleremo della Regione Lazio soffermandoci nella descrizione di luoghi particolari che fanno da “contorno” a Roma “Superstar”, città unica al Mondo per la sua Storia straordinariamente ricca di cultura, religione, arte, personaggi di ogni tipo, politica, enogastronomia, divertimenti, cinema, musica e poesia; tutto questo in un grande polo misto di popolazioni da tutto il Mondo, per cui non ci resta che dire: Roma è proprio … un Mondo intero. Comunque tutta la Regione Lazio è ricca di luoghi storici che ricordano il vivere del grande Impero Romano, le strade, le terme, le ville e le campagne. Oltre Roma, un vero Museo a cielo aperto, ci sono città come Latina, la seconda del Lazio per popolazione, Frosinone, Viterbo e Rieti; tutte insieme danno la rappresentazione completa della Regione. Essa è attraversata dal fiume più storico d’Italia, il Tevere, che attraversa tutta Roma, poi la parte montuosa interna con borghi antichi e Parchi nazionali; con il 12,50% di superficie protetta il Lazio si pone tra le Regioni più attente alla tutela del territorio. Grande importanza riveste l’agricoltura, sviluppata nella parte nord della Regione, mentre in quella a sud vi è stata una maggiore crescita di tipo industriale. La presenza all’interno del territorio cittadino di Roma di uno Stato indipendente come la Città del Vaticano, unità centrale del Cattolicesimo mondiale, ha determinato per molto tempo gli interessi verso la Capitale; i Musei e le Basiliche presenti a Roma sono la rappresentazione universale di questa Città Metropolitana. Interessanti luoghi di vacanze sono anche presenti lungo la costa sul Mar Tirreno e grande importanza rivestono le vie di comunicazione, con strade e ferrovie, che attraversano questa Regione che unisce il nord al sud Italia. Da ricordare che in questa Regione la città di Viterbo è stata, nei secoli passati, sede religiosa in cui si svolgeva il “Conclave”, cioè il radunarsi dei Cardinali che avevano diritto al voto per svolgere l’elezione del Papa, quando veniva a mancare Colui che lo era stato fino alla morte. Ma il Lazio intero resta la Regione principale italiana per il centro del Potere Esecutivo, Legislativo e rappresentativo, perché è a Roma la sede del Governo, del Parlamento (Camera dei Deputati e Senato) e del Presidente della Repubblica, il Garante delle funzioni totali dello Stato. E’ pure il centro delle attività amministrative statali e degli Organi di controllo della Pubblica Amministrazione; insomma una Regione che rappresenta l’Italia intera per i Paesi stranieri, con grandi sedi delle Ambasciate da tutto il Mondo. Naturalmente questa Regione dovrebbe essere presentata con la spiegazione dettagliata delle tantissime opere ed eventi che la caratterizzano, ma noi desideriamo che la Cultura e la Storia che hanno accompagnato questa terra abbiano un significato preciso nella memoria collettiva di tutto il Popolo italiano, nella consapevolezza che Roma città venga ricordata nel Mondo intero per gli avvenimenti che ne hanno tracciato un grande “solco”, evocando Romolo, primo fondatore storico della città, che fece altrettanto nei confronti di Remo, suo fratello, per intimargli di non oltrepassare il ”solco” da lui tracciato al fine di “segnare” il territorio per la nascita della nuova grande città che avrebbe dato vita ai destini del Mondo; la Storia racconta che proprio Romolo tolse la vita a suo fratello Remo che oltraggiò Roma oltrepassando il “solco” famoso. La grandezza di Roma … cominciò da quel momento!!!
Carissimi Amici Brasiliani ci fermiamo qui per questa corrispondenza con un saluto e Abbracci a Voi tutti; a risentirci la prossima settimana per conoscere altre Regioni.
Corrispondenza dall’Italia per la “TRIBUNA DA IMPRENSA LIVRE” – Rio de Janeiro (BRASIL) – da BIAGIO MARASCIULO – Padova (ITALIA) – Traduzione di MIGUEL ANTINARELLI.
BIAGIO MARASCIULO – Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre, representante e correspondente internacional na cidade de Pádua, Itália.
MIGUEL ANGELO ANTINARELLI – Tradutor e representante internacional em Roma, Itália. Engenheiro Eletrônico com especialização Pós-Universitária em Engenharia Industrial na Itália. Atuou como bolsista do governo italiano em pesquisa científica na área de Engenharia Biomédica na Universidade de Nápoles (ITA). Além da Itália morou na Alemanha, Estados Unidos, Japão e trabalhou em multinacionais como a Texas Intruments, Goddyear e AGC Asahi Glass.
Tribuna recomenda!
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo