Por Edimea Teixeira –
Dom Bernardo é classificada como Vinícola Boutique, está totalmente dedicada a elaborar Vinhos Finos.
A Dom Bernardo é uma vinícola familiar com vinhedos próprios, localizada no Vale dos Vinhedos, em uma área de 82 quilômetros quadrados, emoldurada por colinas, araucárias e parreirais, que abriga mais de 30 produtores de vinhos.
Diferente de outras regiões viníferas, os visitantes têm a possibilidade de interagir diretamente com os enólogos e proprietários, obtendo assim, uma visão única do processo de elaboração do vinho.
Sua história começa no final do século XIX quando o patriarca da família Batistelo deixava para trás sua querida Itália. Bernardo partiu da região do Vêneto em busca de uma nova oportunidade, sabia que o trabalho seria árduo e infindável, que dependia da sua coragem, da sua força e da bondade da nova e bravia terra que o acolhia.
O que ele não sabia era que contribuía com a formação do maior patrimônio da indústria vitis-vinícola do Brasil, e que ali, onde sua viagem terminou, ao lado de seus conterrâneos, depois de décadas de trabalho, nasceria o Vale dos Vinhedos da Serra Gaúcha.
Foi com a segunda geração da Família, agora encabeçada por Luiz Batistelo, que ao lado de sua esposa Teresinha Carmem iniciou o processo de melhoramento das videiras e a dedicação a produção de vinhos nobres. Onde antes existiam uvas americanas, destinadas a vinhos de mesa, sucos e vendas in natura, iniciou-se o visionário projeto de substituição para produzir uvas vitis vinífera, usadas na elaboração de Vinhos Finos.
Luiz Batistelo, juntamente com seu primogênito Marcelo, sempre na vanguarda e aberto a exercer um papel pioneiro, com técnicas, ideias e conceitos novos, iniciou o plantio das uvas Merlot e Cabernet Sauvignon. No período moderno, já no ano 1999, uma vez mais Luiz Batistelo e Marcelo se mostraram prontos para outra inovação, iniciando uma nova etapa de modernização e ampliação de seus vinhedos, dessa vez na produção da uva Merlot no sistema de espaldeiras.
Posteriormente em 2002, agora acompanhado pelos irmãos Mateus e Maurício, deram sequência a renovação de todo vinhedo culminado em 2008, quando passaram a produzir também uvas de referências mundiais, como a Tempranillo, Malbec, Syrah, Marselan, Cabernet Franc e Chardonnay.
Tornando possível a produção de Vinhos Finos, elaborados com vinhedos próprios e autenticamente cultivados no Vale dos Vinhedos.
A Vinícola Dom Bernardo é uma empresa familiar, iniciada em 2013 e que atualmente produz entre 8000 e 12000 garrafas anuais. Classificada como Vinícola Boutique, está totalmente dedicada a elaborar Vinhos Finos, destacados pela excelente qualidade obtida, desde a maturação de cada cepa até sua evolução em Barricas de Carvalho Francês.
Dom Bernardo é uma das melhores vinícolas que surgiram nos últimos anos, com o foco de elaborar vinhos clássicos, como os brancos Moscato Giallo e Chardonnay, e os tintos Marselan, Malbec, Syrah, Merlot e Tempranillo, além dos vinhos especiais Edição do Enólogo e o Gran Luiz, uma homenagem ao patriarca da família.
Atualmente administrada pelos irmãos Mateus, Maurício e Marcelo, a Vinícola Dom Bernardo faz parte do maior circuito de Enoturismo do Brasil, até o início da pandemia global da coronavírus era visitado anualmente por 500 mil pessoas.
Edição: Iluska Lopes
MAZOLA
Related posts
Covid-19, Governantes-20
Taça Maria da Penha
1 Comment
Deixe uma resposta Cancelar resposta
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo
Gostei muito dessa vinícola, trabalham com uvas de referências mundiais, Tempranillo, Malbec, Syrah, Marselan, Cabernet Franc e Chardonnay. É certamente diferenciada, ótimo reportagem.