Por Daniel Mazola

O diretório estadual do Partido Democrático Trabalhista (PDT) marcou para o próximo mês a filiação do Desembargador aposentado e novo Delegado de Prerrogativas da OABRJ, Siro Darlan. O evento ocorrerá no dia 19 de outubro, às 19h, na sede da Fundação Leonel Brizola Alberto Pasqualini (Rua do Teatro, 39 – Praça Tiradentes, Centro, Rio de Janeiro – RJ).

Partido com história no Rio de Janeiro, alinhado às ideologias trabalhista, socialista democrática e social-democrata, o PDT surgiu logo após o início do processo de abertura política da ditadura militar, liderado por Leonel Brizola, o único político eleito pelo povo para governar dois estados diferentes em toda a história do Brasil, o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro.

“Dia 19 de outubro, às 19 horas estarei me filiando ao PDT. Aceitei o convite por minhas afinidades ideológicas com Leonel Brizola e quero levantar as bandeiras da educação, do respeito aos direitos fundamentais de crianças e adolescentes, do respeito á igualdade de gênero e raça. Pelo respeito aos direitos dos trabalhadores brasileiros e a defesa da democracia e o estado de direito. Voltei à advocacia para defender os direitos humanos dos mais desvalidos, a volta do devido processo legal, a garantia da igualdade social e racial, combatendo todo tipo de preconceito e discriminação. Pelo respeito às terras indígenas e quilombolas  e pela unidade do povo brasileiro na defesa de suas riquezas e valores. Estou à disposição do partido mas não aspiro a nenhum cargo politico eleitoral. Quero apenas fortalecer esses valores criados politicamente por Leonel Brizola e liderado pelo presidente nacional do PDT e ministro da Previdência Social Carlos Lupi, a deputada Martha Rocha e o deputado Mario Heringer.”

Siro Darlan – advogado, jornalista, desembargador aposentado e diretor da Tribuna da imprensa Livre.

Pela proximidade com as causas e o legado do líder trabalhista Leonel Brizola, a filiação do advogado, jornalista e ex-juiz Siro Darlan é um passo fundamental para o PDT reencontrar seu espaço como protagonista da política fluminense.

Quando solicitado, como Delegado de Prerrogativas da OAB, Siro Darlan comparecerá em audiências e acompanhará em eventual abuso cometido por juízes e demais serventuários e ainda poderá recomendar o desagravo público. (Divulgação)

DANIEL MAZOLA – Jornalista profissional (MTb 23.957/RJ); Editor-chefe do jornal Tribuna da Imprensa Livre; Consultor de Imprensa da Revista Eletrônica OAB/RJ e do Centro de Documentação e Pesquisa da Seccional; Membro Titular do PEN Clube – única instituição internacional de escritores e jornalistas no Brasil; Pós-graduado, especializado em Jornalismo Sindical; Apresentador do programa TRIBUNA NA TV (TVC-Rio); Ex-presidente da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da Associação Brasileira de Imprensa (ABI); Conselheiro Efetivo da ABI (2004/2017); Foi vice-presidente de Divulgação do G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira (2010/2013). 

SIRO DARLAN – Advogado e Jornalista; Editor e Diretor do Jornal Tribuna da imprensa Livre; Ex-juiz de Segundo Grau do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ); Especialista em Direito Penal Contemporâneo e Sistema Penitenciário pela ENFAM – Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados; Mestre em Saúde Pública, Justiça e Direitos Humanos na ENSP; Pós-graduado em Direito da Comunicação Social na Universidade de Coimbra (FDUC), Portugal; Coordenador Rio da Associação Juízes para a Democracia; Conselheiro Efetivo da Associação Brasileira de Imprensa; Conselheiro Benemérito do Clube de Regatas do Flamengo; Membro da Comissão da Verdade sobre a Escravidão da OAB-RJ; Membro da Comissão de Criminologia do IAB. Em função das boas práticas profissionais recebeu em 2019 o Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor, parceria do Jornal Tribuna da Imprensa Livre com a OAB-RJ.

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com


PATROCÍNIO

Tribuna recomenda!