Redação

O exército colombiano ocupou as ruas de Cali neste sábado (29.mai.2021) depois de protestos contra o governo de Iván Duque que deixaram 13 mortos. Cerca de 7 mil militares permanecem nas ruas da cidade. As informações são da agência Reuters

Os manifestantes protestam contra a proposta de reforma tributária do governo, que saiu da pauta do Congresso. Desde 28 de abril há protestos em todo o país. Os atos também levaram à suspensão da reforma na Saúde e a renúncia do ex-ministro da Fazenda, Alberto Carrasquilla.

Autoridades do país não confirmaram se todas as mortes foram em decorrência dos protestos. Grupos de direitos humanos afirmam que dezenas de outros civis foram mortos pelas forças de segurança no último mês.

“Este dia fatídico significou um número muito expressivo de mortes. Contudo, ainda não podemos dizer se todas as mortes de 28 de maio estão totalmente vinculadas e associadas aos protestos”, disse Jorge Iván Ospina, prefeito de Cali. A cidade é a terceira maior do país, atrás apenas de Medellín e da capital, Bogotá.


Fonte: Poder360