Por Mauricio Salkini –
### NOTA DO EDITOR: Neste caldeirão borbulhante que é o mundo dos negócios, o mercado de franquias se tornou um dos principais aliados da economia brasileira. Redes de franquias viabilizam novos empreendimentos e empregos, lançam inovações e fazem com que a qualidade dos serviços prestados seja cada vez melhor. Sendo assim o empreendedor Mauricio Salkini (foto abaixo), repleto de vontade de seguir contribuindo para o desenvolvimento do nosso país, escreve sua primeira coluna para o jornal Tribuna da Imprensa Livre. Seja bem vindo parceiro e aos caros amigos boa leitura! (Daniel Mazola)
A coluna Franquias será escrita pelo caçula do Paulo Salkini, pai leitor assíduo de jornais diários, sim no plural, que “convocava” os três filhos, sem direito a negativas, para ler notícias dos jornais em voz alta no carro. Exigia interpretações corretas dos textos evocando as virgulas e as paradas de mudança de parágrafo. Imagine a cena.
O pai queria informar sobre economia e formar os filhos em leitores, que soubessem mais que ler, e sim compreender os textos. Eu, que por essa coluna dou o pontapé para escritos semanais na Tribuna da Imprensa Livre, fazia a leitura sem jamais imaginar o valor daquela experiência entre pai e filhos, meus irmãos também participavam do “exercício obrigatório”.
O saudoso Paulo, fisicamente ausente, se alegraria ao saber que o caderno de redação do caçula Mauricinho, mostrado repetidas vezes aos amigos que o visitavam, transformou-se em colunas semanais. Imagino o velho Salkini, em outra dimensão comemorando a estreia da ‘Coluna das Franquias’ na Tribuna.
O mundo das franquias
A franquia é um tipo de empreendedorismo coletivo – franqueado, funcionários e o franqueador – e formado nesta coletividade que farei desta coluna uma convocação “não obrigatória”, de encontros semanais e de pedidos de temas que os aflijam. O franchising surgiu na minha vida, em 2006, também com história de família. Sou há mais de 15 anos sócio da minha irmã Cris e do Sérgio, cunhado que conheceu a atual esposa há 40 anos em São Gonçalo por residirmos na mesma rua.
Escolha a franqueadora sem exigir a perfeição, mas pesquisando que tipo de serviços oferta na pratica para os atuais franqueados. Se tu pensas em franquias deve saber que existe risco. Lida bem com riscos? Só avance para a próxima fase se a resposta for sim para os riscos. Troque as projeções otimistas de quem quer te vender uma taxa de franquia, pelos números reais existentes na rede.
Você tem uma história de vida com empreendimentos coletivos? Curte participar de grupos onde seus desejos são apenas levados em conta, mas sem força decisória?
Se for avançar no Franchising que tal começar conhecendo as lojas que estão para repasse e conversando com os franqueados que desejam vender suas lojas sobre a relação com a franqueadora?
Nenhum formato de trabalho ou negócios serve para todos. Cada ser humano na sua riqueza mais divina se mostra único nas relações. Também sabemos que o homem é responsável por suas escolhas, e com maturidade deve assumir a responsabilidade das suas decisões. Não há mal nenhum em ter perfil conservador e não querer arriscar no empreendedorismo.
Essas sãos as primeiras dicas para o leitor que chegou ao final da minha estreia na coluna Franquias da Tribuna da Imprensa Livre. Prometi ao editor, Daniel Mazola, dicas semanais e fiz um único pedido: “me chame de Salkini”, para manter viva a lembrança do velho pai, a quem dedico essa coluna.
MAURICIO SALKINI é administrador, poeta, palestrante e empreendedor desde de 1994, com experiência em franquias: Bobs, Kopenhagen e Rei do Mate. Participa do Conselho de franqueados (RM) do Rio de Janeiro. Implantou mais de 15 negócios no franchising, localizados em shopping, supermercado, rua e estação de transportes – barcas, trem e metrô. Inovou na operação de franquias dentro das embarcações Rio X Niterói, um verdadeiro desafio marítimo, e em projetos vencedores do Prêmio Ser Humano ABRH-RJ: Treinamento Cult (2019) e Primeiro Trabalho Decente (2021). Reconhecido (2022) pelo Selo Diversidade/ Prefeitura Municipal de Niterói (RJ), na área de Direitos Humanos, pelo desenvolvimento de trabalhos com a juventude preta e mulheres em posição de destaque na empresa. Produz conteúdo diariamente no Linkedin, conciliando Empreendedorismo com questões sociais, propondo para os franqueados/ Varejistas avanços práticos e sustentáveis na pauta ESG, debatendo sustentabilidade, DEI e greenwashing. Tem artigos publicados na revista RPS/ Universidade Federal Fluminense, e nos portais: Central da Franquia e Grupo RH-LF. Escreveu artigos para os livros: “Pedagogia Social – Educação sem fronteiras” e “As melhores práticas em Gestão de Pessoas” (org. ABRH-RJ). Colunista semanal do jornal Tribuna da Imprensa Livre. https://linktr.ee/msalkini
Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com
PATROCÍNIO
Tribuna recomenda!
MAZOLA
Related posts
Que País é esse?!
DAS PROFISSÕES – por Miranda Sá
De volta à caverna
Flamengo e Copa – por Kleber Leite
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo