Redação –
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, afirmou nesta quinta-feira, 13, que a pasta prepara um grande projeto de promoção para incentivar os brasileiros a viajar pelo país.
“Se temos um dos país mais belos do mundo, por que não privilegiar os nossos destinos? Essa campanha é para atingir o coração do brasileiro e mostrar que, à medida que ele viajar, vai estar gerando emprego e renda para os nosso irmãos brasileiros”, declarou, em evento realizado em Porto Seguro, no sul da Bahia. Segundo o ministério, a cidade tem o terceiro maior polo hoteleiro do país, atrás somente de São Paulo e Rio de Janeiro.
“Essa campanha é para atingir o coração dos brasileiros. A medida que nós aumentarmos o fluxo de turistas brasileiros e aumentar a vinda dos turistas estrangeiros, conseguiremos inverter a balança, que hoje está com déficit de 13 bilhões de dólares. São 19 bilhões de dólares que os brasileiros gastam no exterior, enquanto, em contrapartida, os estrangeiros deixam aqui apenas 6 bilhões de dólares”, disse o ministro.
Marcelo Álvaro afirmou que pretende atingir 100 milhões de brasileiros com a iniciativa e defendeu que o país está pronto para a retomada das atividades turísticas. “Nós colocamos o Brasil entre os primeiros dez primeiros que implantaram o selo de segurança com protocolos para o setor durante esta pandemia”, disse.
Segundo o ministro, o turismo “não é o vilão dessa pandemia”. “É possível, sim, respeitar os protocolos e dar segurança para que as pessoas possam viajar pelo Brasil, principalmente para a nossa querida Porto Seguro”, acrescentou.
Promovido pelo deputado federal Jonga Bacelar e pelo deputado estadual Jânio Natal, ambos do PL, o evento “Aqui nasceu o Brasil, aqui renasce o turismo” contou com a participação de integrantes do trade turístico da Costa do Descobrimento, empresários, políticos, representantes de categorias e entidades de classe.
Entre os convidados, estiveram o deputado Federal Ronaldo Carletto (PP), o presidente do Banco do Nordeste, Romildo Rolim, e os representantes locais Óliver Abade – presidente da ABIH Porto Seguro – e Kevin Sebastian – presidente da Uni Líderes.
Em seu discurso, o ministro anunciou nova ajuda financeira, aprovada através do Fundo Geral de Turismo (Fungetur) e disponível em breve para os empresários do setor. Ainda na cerimônia, o presidente do Banco do Nordeste, Romildo Rolim, destacou a parceria desenvolvida com a pasta para escoamento dos recursos do Fungetur em Porto Seguro e toda a região Nordeste.
O deputado Jânio Natal solicitou a duplicação da BR 367, desde Eunápolis, passando por Porto Seguro e chegando a Santa Cruz Cabrália e pediu a ajuda do ministro e deputados federais para que se chegue a um acordo sobre a taxa do Ecad cobrada aos hoteleiros
“Ministro Marcelo, a nossa intenção ao trazê-lo aqui, é para que todos lembrem que estamos vivendo um momento muito difícil e de muita tristeza, em decorrência das consequências da Covid-19, com desempregos, empresas falindo e pessoas morrendo”, destacou Natal.
O deputado também pediu ao ministro que, junto com o presidente Jair Bolsonaro, transforme o dia 22 de abril, Dia do Descobrimento, em uma data especial em todo país e transfira simbolicamente, neste período, o governo federal para Porto Seguro. O objetivo da medida, segundo o parlamentar, seria valorizar nacionalmente o conceito histórico do nascimento do país em Porto Seguro
O presidente da ABIH – Porto Seguro, Oliver Abade, agradeceu a visita do ministro e ressaltou a importância da parceria com o governo federal. “Somos o primeiro destino em número de quartos em cunho turístico e o terceiro destino mais procurado no pós-pandemia. Sentimos que, com a parceria do governo, vai ser mais fácil atravessar o momento atual”, discursou.
Marcelo Álvaro ressaltou a importância de Porto Seguro no mapa do turismo brasileiro e lembrou que o crescimento do setor em 2019 foi de 2,6%, ou seja, mais do que o dobro do que a própria economia, gerando 160% a mais de empregos com o turismo. “Hoje, aqui em Porto Seguro, eu tenho orgulho de fazer essa retomada neste momento de grande responsabilidade, a convite do deputado Jânio Natal, que demonstrou paixão pela cidade em meu gabinete em Brasília”, afirmou.
Em entrevista antes do evento ao programa Isso é Bahia, da rádio A TARDE FM, o deputado Bacelar reiterou a necessidade de uma linha de crédito flexível e desburocratizada do Banco do Nordeste para a retomada das atividades turísticas na região.
“A cidade tem capacidade de receber voos. É preciso baixar as taxas aeronáuticas, promover um financiamento ao pequeno, médio e grande comerciante. Precisamos de crédito subsidiado, os hotéis estão com dificuldade financeira, são 52 mil leitos que estão parados”, relatou o parlamentar.
Fonte: A Tarde
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo