Por Cacau de Brito

Eleições 2022: brasileiros vão às urnas em 2 de outubro.

Em algumas semanas vamos ter novas eleições para o povo escolher e eleger os representantes, com objetivo de ter políticos que vão olhar para a população, cuidando dos seus direitos. O voto é obrigatório e vamos eleger Deputado Estadual, Deputado Federal, Senadores, Governador e Presidente da República, portanto será muito importante a participação de todos os brasileiros.

O voto é o poder mais importante que a sociedade possui, sem ele não se vive em uma democracia. Desde a Constituição de 1988 que o sufrágio universal foi instituído no Brasil, o que permite que todos os cidadãos brasileiros podem votar.

O voto é um dos atos de cidadania mais importantes, um direito e dever de todos os brasileiros acima dos 16 anos de idade. E, é através do voto, que a sociedade pode fazer a diferença na sua cidade, estado e no nosso país.

O voto dá para a população voz e participação ativa na escolha de quem irá representar a sociedade da melhor forma nos mais diversos poderes.

Em um país democrático como o Brasil a população tem a preservação da liberdade, igualdade dos direitos, liberdade de se expressar, de ir e vir, de pensamento e de fé, além do reconhecimento da legitimidade da vontade popular.

Antiga manifestação em defesa da democracia brasileira. (Reprodução)

A democracia brasileira é jovem, após o país passar por anos de ditadura, onde o povo não tinha liberdade alguma para expressar suas vontades. É preciso sempre lembrar que o direito à liberdade de expressão e ao voto foi conquistado com muita luta.

O sistema político é mais democrático quando o direito de votar é garantido para toda a população, sem diferenciação de raça, classe ou gênero. As eleições democráticas são livres e competitivas, no qual todos os candidatos podem concorrem de forma igual.

Através do voto podemos lutar por melhorias no nosso país. Não deixe de exercer o seu direito. Devemos conhecer os políticos, votar e cobrar durante o mandato de cada um.

CACAU DE BRITO é advogado, escritor, membro da Igreja Batista do Recreio e do Conselho Consultivo do jornal Tribuna da Imprensa Livre. Reconhecido por sua atuação em defesa dos direitos fundamentais e militância na área dos Direitos Humanos. Foi diretor e coordenador-geral do Procon-RJ, assessor na Secretaria Municipal de Trabalho e Renda – SMTE, no Rio de Janeiro e chefe de gabinete na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro – ALERJ, em duas legislaturas. Fundador da Associação dos Advogados Evangélicos do Rio de Janeiro. Colaborador do Projeto Cristolândia, um programa permanente de prevenção, recuperação e assistência a dependentes químicos e codependentes, dirigido pela Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira. Fundador e coordenador do Movimento O Rio pede paz e do Fórum da Cidadania do Rio de Janeiro.

Cacau na Rede Social

BIOGRAFIA

Carlos Alberto Cacau de Brito é advogado, escritor e membro do Conselho Consultivo do jornal Tribuna da Imprensa Livre. Foi diretor e coordenador-geral do Procon-RJ, assessor na Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, no Rio de Janeiro, e chefe de gabinete na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. É fundador e coordenador do Movimento O Rio pede paz e do Fórum da Cidadania do Rio de Janeiro. Também é colaborador do Projeto Cristolândia, que busca ajudar na prevenção, recuperação e assistência a dependentes químicos.

Dr. Cacau de Brito é baiano da cidade de Jaguaquara, onde iniciou seus estudos no Colégio Taylor Egídio e sua militância na Aliança Bíblica Universitária (ABU), mudando-se para Salvador na juventude e para o Rio de Janeiro, no início dos anos 1980, para estudar Teologia no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, onde foi presidente do Centro Acadêmico Dr. Shepard.

Em 1991 se formou em Direito na Universidade Gama Filho e desde então iniciou sua militância na área dos Direitos Humanos, defendendo as vítimas da violência urbana, das balas perdidas e da exclusão, do descaso do Poder Público.

Fundador da Associação dos Ex-alunos do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil e da Associação dos Advogados Evangélicos do Rio de Janeiro. É membro da Igreja do Recreio e do Centro de Cultura e Juventude Cristã.

É filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) desde 1985, e membro da Executiva Nacional. Em 2015 lançou seu primeiro livro: ‘Sem meias palavras’, uma coletânea dos seus principais artigos publicados nos últimos anos. Em 2020 lançou seu segundo livro: ‘Frente a frente com Cacau de Brito’.

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com


PATROCÍNIO


Tribuna recomenda!