Redação

A Arábia Saudita cumpriu sua promessa de inundar o mercado de petróleo após o colapso do acordo anterior da OPEP + no início de março, exportando um recorde de 10,237 milhões de barris por dia (bpd) em abril de 2020, acima dos 7,391 milhões de bpd em março, conforme a Iniciativa Conjunta de Dados das Organizações (JODI) mostrou.

As exportações totais de petróleo da Arábia Saudita, incluindo petróleo bruto e derivados, também aumentaram em abril – de 3,15 milhões de barris por dia para 11,34 milhões de barris por dia, principalmente devido ao aumento nas exportações de petróleo, de acordo com os dados divulgados pela JODI, que coleta dados auto-relatados de 114 países.

A produção do principal exportador de petróleo bruto do mundo também aumentou em abril – acima de 12 milhões de barris / dia, com 12,007 milhões / barril, mostrou o banco de dados.

Depois de inundar o mercado com petróleo em abril e contribuir para a queda nos preços do petróleo, a líder de fato da OPEP e o maior produtora, a Arábia Saudita, concordou naquele mesmo mês com uma nova rodada de cortes da OPEP + em resposta à queda da demanda e à queda dos preços do petróleo. A Arábia Saudita teve que reduzir sua produção de petróleo para 8,5 milhões de bpd em maio e junho sob o novo acordo da OPEP + para remover 9,7 milhões de bpd da produção coletiva de petróleo do mercado.

De acordo com fontes secundárias da Opep no último Relatório Mensal do Mercado de Petróleo (MOMR), a Arábia Saudita reduziu sua produção de petróleo bruto em maio para o nível exigido de 8,5 milhões de bpd.

Os sauditas agora estão tentando reduzir o excesso de estoque nos Estados Unidos e apertar o mercado na Ásia, à medida que a recuperação da demanda continua lenta, enquanto os preços do petróleo continuam voláteis e mais baixos do que o Reino considera confortável para suas receitas orçamentárias.

Diz-se que a Saudi Aramco reduziu os embarques de petróleo bruto em julho para pelo menos cinco de seus clientes na Ásia e está reduzindo significativamente suas exportações de petróleo para os Estados Unidos este mês, com os embarques provavelmente atingindo a maior baixa em 35 anos.

Original: https://oilprice.com/Energy/Crude-Oil/How-Saudi-Arabia-Caused-The-Worst-Oil-Price-Crash-In-History.html


Fonte: AEPET