Por Daniel Mazola –
Em plena era da internet e comunicação digital, temos o pior serviço de telecomunicação do mundo. A ultima vítima do desserviço praticado pelas operadoras de telefonia no Brasil é o jornalista e musicólogo Ricardo Cravo Albin – presidente do PEN Clube do Brasil.
Segundo o renomado jornalista, a operadora Claro/NET cortou os serviços desde ontem (20) sem explicação e não tem hora para retomar o que foi contratado (internet, telefone e TV por assinatura). “O corpo jurídico do PEN Clube do Brasil já foi acionado, entraremos com processo e vamos cancelar a assinatura. Estou sem poder realizar e participar de lives e conferências marcadas desde ontem, eles não conseguem dar um prazo para solucionar o problema, muito descaso comigo e com a instituição“, disse Ricardo Cravo Albin.
E completou:
“Estou sem internet por culpa exclusiva da Claro/NET. Essa empresa não atende como deveria, deixa o cliente “a ver navios”, ao abandono… Claro/NET é sinônimo de problema. Estou muito prejudicado por essa internet que é inoperante e desrespeita seus clientes. Vou comunicar à ANATEL e defender nossos interesses. No prejuízo, eu garanto, não ficaremos. Claro/NET? NUNCA MAIS… NÃO RECOMENDO A NINGUÉM! Para fazer esse comunicado, precisei recorrer aos computadores da Tribuna da Imprensa Livre”.
Segundo balanço da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), das cinco empresas com mais demandas nos Procons em 2019, quatro prestam serviços de telecomunicação. As empresas mais demandadas no Procon são: 1º Oi – 166.130 reclamações; 2º Vivo – 155.715; 3º Tim – 127.958; 4º Claro/NET – 125.359; 5º Bradesco – 91.017. As empresas de telecomunicações lideraram ano após ano as reclamações de consumidores.
No primeiro semestre de 2020 as reclamações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aumentaram 6,6% em comparação com o segundo semestre de 2019, foram registradas 1,52 milhão de queixas contra as prestadoras neste ano. Segundo a Anatel, o aumento de reclamações em relação ao último semestre é consequência, principalmente, do aumento de queixas de consumidores de banda larga fixa. A principal reclamação é em relação à qualidade. Nesta categoria, foram registradas, ao todo, cerca de 394 mil reclamações sobre o serviço no primeiro semestre de 2020, o que representa um aumento de 40% em relação ao segundo semestre do ano passado.
Na banda larga fixa, a Claro/NET foi quem recebeu mais críticas (131.909), seguida da Vivo (90.209), da Oi (72.003) e da TIM (38.831). Outras operadoras, como pequenas empresas de atuação regional, foram responsáveis por (60.941) contestações.
Com a palavra os representantes da operadora Claro/NET.
DANIEL MAZOLA é Jornalista profissional (MTb 23.957/RJ), Editor-chefe do jornal Tribuna da Imprensa Livre, Consultor de Imprensa da Revista Eletrônica OAB/RJ e do Centro de Documentação e Pesquisa da Seccional, Membro Titular do PEN Clube – única instituição internacional de escritores e jornalistas no Brasil. Pós-graduado, especializado em Jornalismo Sindical. Apresentador do programa TRIBUNA NA TV (TVC-Rio). Ex-presidente da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Conselheiro Efetivo da ABI (2004 a 2017). Foi Assessor de Imprensa da Federação Nacional dos Frentistas (Fenepospetro) e do Sindicato dos Frentistas do Rio de Janeiro (Sinpospetro-RJ). Vice-presidente de Divulgação do G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira (2010/13), editor do jornal FAFERJ (Federação das Associações de Favelas do Estado do RJ), editor do jornal do SINTUFF (Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal Fluminense-UFF), editor do jornal Folha do Centro (RJ), editor do jornal Ouvidor Datasul (gestão empresarial e tecnologia da informação), subeditor de política do jornal O POVO, repórter do jornal Brasil de Fato, radialista e produtor na Rádio Bandeirantes AM1360 (RJ).
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo