Redação –
A ministra Cármen Lúcia, do STF (Supremo Tribunal Federal), foi sorteada nesta 6ª feira (16.abr.2021) para ser a relatora da notícia-crime contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.
Cármen Lúcia pode decidir se abre uma investigação contra Salles, ou se manda a questão para o plenário da Corte decidir. O pedido de investigação foi enviado ao STF porque o ministro tem prerrogativa de foro, em função do cargo que ocupa no governo federal.
O processo foi movido na 4ª feira (14.abr) por Alexandre Saraiva, então superintendente da PF (Polícia Federal) no Amazonas, e envolve também o senador Telmário Mota (Pros-RR).
Salles e Mota são acusados de formar uma organização criminosa que beneficiava madeireiros ilegais e criava obstáculos à fiscalização da PF e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
Segundo a denúncia, Salles teria atuado para obstruir uma investigação que culminou em apreensão histórica de madeira ilegal. Seriam três delitos cometidos pelo ministro: dificultar a ação fiscalizadora do poder público no meio ambiente, exercer advocacia administrativa e integrar organização criminosa. O documento diz ainda que ele “patrocina diretamente interesses privados e ilegítimos perante a administração pública”.
Na 5ª feira, a direção da PF decidiu substituir Alexandre Saraiva na Superintendência Regional do Amazonas.
No mesmo dia, o subprocurador do Ministério Público junto ao TCU (Tribunal de Contas da União), Lucas Rocha Furtado, pediu à Corte que determine à Casa Civil do governo o afastamento cautelar do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.
Fonte: Poder360
MAZOLA
Related posts
Só o tempo consolida o amor
O FBI e a Lava Jato
3 Comments
Deixe uma resposta Cancelar resposta
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo
Srmpre a liberdade de imprensa no Brasil ( vale muito ), E temos no Brasil
– SJMRJ Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro ( Sindicato dos Jornalistas do Brasil ), SJMRJ sempre para todos os Jornalistas do Brasil, SJMRJ desde 1954 no Brasil ( Otimo ). Em Defesa dos Jornalistas Brasileiros. 2021.
Parabéns Jornalista e Editor Daniel Mazola ( Tribuna da Imprensa Livre ), Parabéns pela liberdade de imprensa aqui na Tribuna da Imprensa Livre no Brasil. 2021.
Obrigado Cesário Oliveira, seus comentários demonstram que estamos no rumo certo. Abraços e bom domingo!