Redação

Eduardo Pazuello é nomeado para cargo na Presidência da República.

O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello foi nomeado nesta terça-feira (1º) para o cargo de secretário de Estudos Estratégicos da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos, vinculada à Presidência da República. Trata-se de um cargo comissionado de Direção e Assessoramento Superior (DAS).

A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), em portaria assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos.

A nomeação coloca o general da ativa – um dos mais leais ao presidente – em um cargo ligado à Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência, com salário de R$ 16.944. O cargo será diretamente ligado ao presidente da República.

O ex-ministro deixou a pasta da Saúde há pouco mais de dois meses e meio, substituído pelo médico Marcelo Queiroga. Em seguida, Pazuello, que é general da ativa do Exército, voltou a exercer atividades na própria corporação. Há cerca de dez dias, o ex-ministro depôs na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado.

A nomeação ocorre após a CPI da Covid, no Senado Federal, convocar novamente o militar para depor, e também ocorre enquanto um processo disciplinar apura se Pazuello feriu a lei militar ao aparecer em um trio elétrico durante um ato político do presidente.

(Informações da Agência Brasil e Congresso em Foco)