Por Emanuel Cancella

Praticamente todas vendas de ativos na Petrobrás por Bolsonaro são eivadas de falcatruas.

Bolsonaro falou na Globo em fuzilar o tucano FHC por vender estatais e petróleo (4). Muitos trabalhadores das estatais acreditaram e até votaram em Bolsonaro e acharam que suas empresas e seus empregos estariam a salvo.

E Bolsonaro vendeu a BR Distribuidora para o tucano, Ronaldo Cesar Coelho, ex tesoureiro do PSDB e ainda demitiu 600 petroleiros, os que ficaram na BR Distribuidora estão pagando por rombo em fundo de pensão denominado Plano de Equalização de déficits PED (5,6).

Bolsonaro vende refinaria na Bahia para fundo árabe por US$ 1,6 bi, após receberem jóias de R$ 16 milhões (3).

Na verdade todos os petroleiros pagam PED, ativos e aposentados, em 2019 já pagavam de forma vitalícia 40% de seus salários, mesmo sem nunca terem sido gestor da Petros (7).

Eu e dezena de milhares de petroleiros não pagávamos graças a 310 liminares que impediam o desconto.

Então em 2019 entra em cena Bolsonaro, com a promessa de indicação do então presidente do STJ, João Otavio de Noronha ao STF, com isso Bolsonaro conseguiu de Noronha (8):

Soltar o Queiroz o administrador das rachadinhas do clã Bolsonaro que inclui o próprio Jair Bolsonaro e a primeira dama Michelli Bolsonaro (9,10,11).

Noronha também, em decisão monocrática,  suspendeu 310 liminares que impediam o desconto de PED’s e barrou novas liminares (12).

Por conta disso 10 petroleiros já se suicidaram (13)!

E Paulo Guedes então assessor de Bolsonaro deu rombo bilionário nos fundos de pensão inclusive na Petros, e com as graças da operação Lava Jato que investiga a Petrobrás e a Greenfield que investiga os fundos de pensão, Paulo Guedes foi indicado por Bolsonaro a ministro da Economia, não foi preso e nem paga nada pelo rombo (14)!

Já Jorge Hardt engenheiro da Petrobrás, pai da juíza Gabriela Hardt é suspeito de roubar tecnologia do six da Petrobras e passar informações sigilosa para o banco canadense  Forbes & Manhattan (1,13).

A Petrobrás em relatório contra recomendou negócios com o banco canadense, e Bolsonaro contrariando a direção da Petrobrás vendeu a Petrosix justamente para o banco canadense Forbes & Manhattan (2).

O ex juiz Sergio Moro que chefiou a 13ª vara de Curitiba, que investiga a Petrobrás não investigou Jorge Hardt, e a juiza Gabriela Hardt que sucedeu Moro na vara de Curitiba também não investigou e Bolsonaro em 2022 vendeu a Petrosix para o banco canadense Forbes & Manhattan.

O ex juiz Sergio Moro e a juíza Gabriela Hardt deveriam ter investigado e informado a Bolsonaro impedindo a negociata. Ou será que todos estavam cumpliciados!

Charge do Aroeira. (Brasil247)

Fonte:

1 – https://www.brasildefato.com.br/2023/04/06/pai-da-juiza-gabriela-hardt-e-suspeito-de-roubar-tecnologia-da-petrobras

2 – https://www.cut.org.br/noticias/reportagem-da-carta-capital-confirma-a-venda-fraudulenta-da-usina-do-xisto-5011

3 – https://pt.quora.com/Petrobras-vende-refinaria-na-Bahia-para-fundo-%C3%A1rabe-por-US-1-6-bi-Governo-Bolsonaro-tentou-trazer-ilegalmente-ao-pa%C3%ADs-joias-de-R-16-5-milh%C3%B5es-dadas-para-Michelle-como-presente-do-governo-da

4 – https://www.esmaelmorais.com.br/bolsonaro-defendeu-fuzilamento-para-quem-privatiza-estatais-assista/

5 – https://www.brasilpostos.com.br/noticias/bandeira-branca/conheca-ronaldo-cezar-coelho-o-novo-dono-da-petrobras/#:~:text=A%20BR%20Distribuidora%20informou%20em,do%20capital%20social%20da%20companhia.

6 – https://www.esquerdadiario.com.br/spip.php?page=gacetilla-articulo&id_article=32268

7 – https://diariodopoder.com.br/politica/equacionamento-do-petros-faz-beneficiarios-pagarem-ate-40-do-salario

8 – https://congressoemfoco.uol.com.br/area/justica/conheca-os-cotados-para-a-vaga-de-celso-de-mello-no-stf/

9 – https://www.poder360.com.br/justica/apos-stj-soltar-queiroz-grupo-pede-domiciliar-a-todos-presos-do-grupo-de-risco/

10 – https://www.brasildefato.com.br/2021/07/05/rachadinhas-audios-de-ex-cunhada-revelam-envolvimento-direto-de-jair-bolsonaro

11 – https://www.metropoles.com/colunas/rodrigo-rangel/exclusivo-as-provas-que-ligam-michelle-bolsonaro-a-suspeita-de-caixa-2-no-palacio

12 – https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2019/09/stj-suspende-310-liminares-que-cancelavam-cobrancas-extraordinarias-da-petros.html

13 – https://www.diariodocentrodomundo.com.br/assedio-dor-e-suicidio-o-inferno-dos-petroleiros-que-dedicaram-a-vida-a-petrobras-por-pedro-zambarda/

14 – https://www.feebpr.org.br/noticia/pf-mira-paulo-guedes-em-investigacao-por-crime-de-fraude-bilionaria-em-fundos-de-pensao-estatais

*** ***

PS – Em tempo meu livro “A outra face de Sergio Moro – Acobertando os tucanos e entregando a Petrobrás” pode ser adquirido tambem na amazon no endereço:

 https://www.amazon.com.br/gp/product/8592234409/ref=ewc_pr_img_1?smid=A2SU04JTW34KQX&psc=1

EMANUEL CANCELLA – Advogado (OAB/RJ 75.300), ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex-diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da Federação Única dos Petroleiros (FUP), fundador e coordenador da FNP, ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, colunista desta Tribuna da Imprensa Livre, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido no site Mercado Livre. Em função das boas práticas profissionais recebeu em 2017 o Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor, parceria do jornal Tribuna da Imprensa Livre com a OAB-RJ.

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com


PATROCÍNIO

Tribuna recomenda!