Por Emanuel Cancella –
A promessa no inicio do governo em 2018: disse Bolsonaro a americanos de direita em Washington (23,24).
O Brasil chegou a 6ª economia no mundo, passando a Inglaterra nos governos do PT (12). Com Bolsonaro caímos para 13ª (13). A Petrobrás representava 10% do PIB (14).
Lula tirou o Brasil do mapa da fome da ONU, com Bolsonaro voltamos (36,37)!
Eis que surge a Lava Jato chefiada pelo ex juiz Sergio Moro: Percebendo que Lula era imbatível nas urnas, Moro prendeu Lula, sem provas (15), num claro intuito de beneficiar Bolsonaro, e para que não paire duvida do conluio criminoso de ambos, Moro recebeu de Bolsonaro o ministério da Justiça e a promessa de ser indicado ministro do STF (16).
Bolsonaro deputado falou na Globo em fuzilar o tucano, FHC por vender estatais e petróleo (17). Bolsonaro presidente queria vender todas as estatais em plena pandemia (18).
E vendeu a Eletrobrás para os golpistas das Americanas, mesmo tendo dito no vídeo anexo que não venderia (19).
Vendeu a BR Distribuidora para o tucano, ex tesoureiro do PSDB, Ronaldo Cesar Coelho (20).
A Lava Jato, sem provas, mas, com denuncias de corrupção dificultou o crédito é a construção das refinarias do Ceará e Maranhão, que foi cancelada. Petrobras cancelou refinarias porque denúncias da Lava Jato dificultaram crédito(21).
Não seria mais honesto combater a corrupção prender os corruptos, mas manter a construção das refinarias.
Brasil gastou R$ 25 bilhões com importação de gasolina e diesel dos EUA nos últimos 12 meses (22). E Bolsonaro ainda queria vender metade das refinarias da Petrobrás (25).
TCU suspende incentivo de Lula à construção de navios por ferir Lei de Responsabilidade Fiscal (29)
Lembrando que a Lava Jato com o seu fajuto combate a corrupção, acabou com a indústria naval brasileira (30).
E o Clube de Engenharia denunciou: A Lava Jato destruiu as construtoras brasileiras para entregar obras do país às empreiteiras dos EUA (26).
E Bolsonaro atacou também os trabalhadores da Petrobrás.
E Bolsonaro com a promessa de indicar o então presidente do STJ, João Otavio de Noronha a presidente do STF, conseguindo de Noronha (1):
A suspensão de 310 liminares que impediam o desconto nos contra cheques de dezenas de milhares de petroleiros e impediu novas liminares (2).
Noronha fez mais: tirou da cadeia o Queiroz administrador das rachadinhas do clã Bolsonaro, que inclui o Jair Bolsonaro e a primeira dama Michelle (3,4,5).
Noronha fez mais ainda, determinou que a ação penal contra o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) só poderá tramitar depois de o MP-RJ apresentar nova denúncia que não se ampare nas provas já anuladas pela Corte (6). Na pratica trancou a ação de Flavio cujo gabinete deu origem as rachadinhas!
E os trabalhadores da Caixa Economica Federal, Correios e Petrobrás, no governo de Michel Temer (34), passaram a pagar rombo nos fundos de pensão, conhecido como PED – Plano de Equalização de Déficits, mesmo que nunca tenham sido gestor do Fundo de pensão (7).
Na Petrobrás pagamos ativos e aposentados 40% de nossos salários de forma vitalícia, por conta disso muitos petroleiros recebem contra cheque zerado, em 2019 dez petroleiros tinham se suicidado (8,9,10).
Mas toda essa austeridade não atingiu o então assessor de Bolsonaro, Paulo Guedes.
Guedes deu rombo bilionário nos fundos de pensão, inclusive na Petros (11).
E com a omissão criminosa da Lava Jato que investiga a Petrobrás e da Greenfield que investiga os fundos de pensão, Guedes não foi preso e nem paga nada pelo rombo que deu nos fundos de pensão.
Bolsonaro em 2022 levou nas urnas um pé na na bunda dos brasileiros.
Mas deixou para os brasileiros e Lula uma herança maldita: no Banco Central presidido por Roberto Campos Neto se pratica os maiores juros reais do planeta Jeferson Miola: Juros altos do BC custaram R$ 410 bilhões a mais para o Tesouro em 2021 e 2022 o mandato de Campos Neto termina em dezembro de 2024, imaginem quantos pagaremos até a saída de Campos Neto (27)? Esse dinheiro vai para os rentistas, leia-se os ricos!
E a promessa do pastor bolsonarista Malafaia em agosto: O Brasil vai pegar fogo (28)! E o Brasil continua a queimar.
Dossiê aponta queimadas como estratégia de avanço do agronegócio. Dossiê Agro é Fogo destaca que queimadas cresceram na região de expansão da fronteira agrícola do agronegócio, atingindo, principalmente, comunidades tradicionais (31).
E Bolsonaro inelegível sonha em voltar a presidência afinal o Brasil no 3⁰ governo Lula já é a 8ª economia no mundo e o PIB de 3% é dos maiores no mundo (32,33,35). Bolsonaro ainda tem muito a desconstruir!
Fonte:
1 – https://www.bbc.com/portuguese/brasil-53358224
12 – https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2011/12/111226_grabretanhabrasil_ss
14 – https://www.canalrural.com.br/agricultura/soja/petrobras-expande-movimenta-pib-42216/
16 – https://brasil.elpais.com/brasil/2019/05/12/politica/1557677235_562717.html
17 – https://www.esmaelmorais.com.br/bolsonaro-defendeu-fuzilamento-para-quem-privatiza-estatais-assista/
18 – https://www.cut.org.br/noticias/bolsonaro-quer-vender-todas-as-empresas-publicas-brasileiras-dc8f
30 – https://www.ocafezinho.com/2017/04/03/lava-jato-destruiu-industria-naval-brasileira/
31 – https://mst.org.br/2022/10/13/dossie-aponta-queimadas-como-estrategia-de-avanco-do-agronegocio/
32 – https://www.poder360.com.br/economia/brasil-passa-a-italia-e-se-torna-a-8a-maior-economia-do-mundo/
36 – https://www.cartacapital.com.br/opiniao/frente-ampla/com-bolsonaro-o-brasil-voltou-ao-mapa-da-fome/
37 – https://www.gov.br/mds/pt-br/noticias-e-conteudos/desenvolvimento-social/noticias-desenvolvimento-social/a-trajetoria-do-programa-que-tirou-o-brasil-do-mapa-da-fome
EMANUEL CANCELLA – Advogado (OAB/RJ 75.300), ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex-diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da Federação Única dos Petroleiros (FUP), fundador e coordenador da FNP, ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, colunista desta Tribuna da Imprensa Livre, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido no site Mercado Livre. Em função das boas práticas profissionais recebeu em 2017 o Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor, parceria do jornal Tribuna da Imprensa Livre com a OAB-RJ.
Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com
PATROCÍNIO
Tribuna recomenda!
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo