Por Rogéria Cardeal –
O Povo que insistem em Matar, Perseguir, Excluir e Marginalizar!
As Margens das Frisas, Camarotes, Holofotes, lá estavam eles, espiando só um pouquinho, para ver tantos brilhos.
E como não rememorar a triste morte daquela criança pobre, favelada, que espiava, e com certeza sua cabecinha esperançava e tanto vislumbrava, poder acessar o espaço que ficou elitizado!
De criação Negra a apropriação branca, que deixou de fora os reais protagonistas e inspiração. E porque não dizer o sangue que pulsa essa nação!?!
O carnaval vem de um povo que de tanto sofrer aprendeu a sobreviver através da arte, cultura, samba que contagia e pulsa nas veias!
Ah! Não podemos ser injustos, não excluíram todos, temos até cartão postal convidando ao “banquete”,! Lá estão os corpos mais cobiçados para os desejos mais animalescos, como quem experimenta uma devassa experiência!
O turismo sexual no Brasil é só o retrato eternizado de corpos estuprados e violados. Corpos negros e indígenas outrora lidos sem almas, antes obrigados a ajoelhar no milho, hoje ajoelhados nos fétidos mijos da cidades em troca de um trocado.
Estamos longe do sentido carnaval, e assim seguiremos, enquanto o autor seguir sendo apagado, excluído e silenciado.
Viva Arlindo, Viva Cartola, Viva Tia Doca, Viva Ivone Lara, Viva Terezinha da Portela e Entre tantos e muitos, que deram sua vida e sangue para que o morro tivesse poucos dias de alegria!
Não podemos esquecer aqueles que usam de sua força e militância para driblar esse sistema que virou monetário, que saíram de casa para pedir amor, respeito e proteção aos nossos!
SindModel RJ que lutou bravamente junto aos órgãos públicos e não teve o artigo oitavo da constituição cumprido pelos donos atuais da festa, que não atenderam a recomendação do MPT de permitir a entrada da entenda a fim de verificar as condições dos trabalhadores. Claro que não, para que? Ver estampado a vergonha de uma cachê de milhões e impacto da exploração de mão de obra? Ou temos a certeza de várias violações?
Por isso, e pela causa ser de igual valor se uniu mais uma vez ao CMDCA que abriram e fecharam a festa nesses quatro dias, pedindo Respeito! Pedindo não, como mães gritavam implorando respeito as Nossas Crianças!
Aos Nossos Negros,
Aos Nossos Iguais LGBTQIA+!
Exploração Sexual Infantil é Crime!
Exploração Sexual é Crime!
Racismo é Crime!
Violência Contra Mulher é Crime!
Disque 100
Disque 180
Disque 190
Disque Para Sua Consciência!
Não somos atrações como animais de zoológico, está é apenas a Nossa Festa, e nela fomos barrados!
ROGÉRIA CARDEAL HTA é presidente do Sindicato dos Modelos Profissionais do Estado do Rio de Janeiro (SindModel-RJ), modelo (DRT 0049400/RJ), jornalista (DRT 0038192/RJ) e defensora dos Direitos Humanos!
Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com
PATROCÍNIO
Tribuna recomenda!
MAZOLA
Related posts
Sobre a Contradição
Jimmy Carter em Recife
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo