Por Amirah Sharif

Hoje é dia dos namorados e véspera do dia de Santo Antônio. Que bom! O amor está no ar … com certeza.

Li, recentemente, a postagem do músico Roberto de Carvalho no perfil do Instagram de Rita Lee, sua esposa, após a “rainha do rock brasileiro” ser diagnosticada com um tumor no pulmão.  Escreveu o músico: “Neste tbt, aproveito para dizer que amo profundamente minha mulher, e o que eu puder fazer para que ela fique boa, em ações e orações, farei, com muita determinação, foco, fé, carinho e dedicação, como sempre fiz”.

Rita Lee e Roberto de Carvalho estão juntos há 45 anos (Instagram)

Roberto e Rita são casados desde 1976. Até agora, podemos notar que ele foi seu companheiro, amigo, namorado, marido, alma gêmea. Eu creio que ela vai se curar, porque tem ao seu lado o remédio dos remédios, que é o amor. Reparem que ele diz que a ama profundamente, e isso é maravilhoso. No entanto, vale ressaltar que, mesmo com muito amor, é necessário seguir com o tratamento prescrito pelos médicos e que, em época de pandemia, vacina é fundamental. Mas amor e fé formam uma dobradinha indispensável.

Portanto, hoje, dia dos namorados, rogo a Deus pela saúde da Rita e do Roberto e os saúdo pelo dia dos namorados. E que continuem sendo muito felizes.

Um amigo certa vez me disse que, no meu contrato de casamento, deveria constar a seguinte cláusula: em caso de separação, todos os bichos da casa, incluindo os mosquitos, ficariam comigo. O resto ficaria com meu marido.  Todos os amigos presentes riram e concordaram. À época, não havia entendido muito bem o porquê de os mosquitos serem incluídos nessa partilha. Posteriormente, o amigo explicou que ele me viu afastando um mosquito do rosto sem tentar matá-lo, como é de praxe alguém fazer.

Já que toquei nesse assunto de separação, é importante ressaltar que, em um processo de divórcio, quando o casal lida com muitas perdas, a questão do convívio e vínculo com os pets também gera preocupação.

Um processo de divórcio pode ser doloroso, sobretudo quando o casal precisa aprender a lidar com uma série de perdas, como o convívio com os filhos. O vínculo com os pets gera sofrimento semelhante, porque não se sabe quem ficará com os filhos de quatro patas. Quem não ficar com eles, terá direito a visitas? Os pets terão direito a pensão como se fossem filhos humanos?

Guarda de Pets

Há muitos julgados no sentido de determinar que um casal em separação judicial compartilhe a guarda do(s) pet(s). Cada um tem o direito de ficar com o animal durante uma semana alternada. Nota-se que os princípios de igualdade e de justiça estão sendo aplicados a todos os seres viventes, humanos ou não. Muito bom para quem levanta a bandeira:  animais como sujeitos de direito. Muito bom mesmo.

Li uma entrevista com o advogado Danilo Montemurro, especializado em Direito de Família e Sucessões, em que ele dizia que a guarda dos animais de estimação ocorre de forma frequente e que já é uma realidade enfrentada por advogados, juízes e promotores, sendo que a solução adotada é a mesma dada aos filhos menores.

Dizia o advogado que, nos casos de divórcio litigioso, a divisão da guarda é decidida pelo juiz, que, geralmente, opta pela guarda compartilhada com regimes de convivência ou, quando uma das partes tem melhores condições de criar o animal, esta fica com a guarda e o outra ganha o direito de visitas.

O especialista também apontou que é preciso garantir que nenhuma das partes seja impedida de conviver com o animalzinho, que não pode ser tratado como bem. Perfeito! Corretíssimo! Não pode ser tratado como bem! E, se, eventualmente, o bichinho for submetido a maus-tratos por alguma das partes que não tenha vocação de cuidar do animal, o juiz, então, estabelece a guarda para aquele que reúne condições de criar e de cuidar.

O advogado Danilo também abordou sobre o quesito financeiro para os cuidados diários do pet, como se fosse um filho do casal. Nós sabemos que são, e a Justiça está percebendo isso também. Assim, esse tipo de acordo é homologado pelo Judiciário, porém isso só vale em caso de acordo amigável, pois a Justiça não obriga ninguém a pagar pensão para um animal.

Simpatia para Santo Antônio

Porta Chaves com Imagem 3D - Santo Antônio de Pádua - - Novaluz

Amanhã é dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. As moças católicas aprendem desde cedo algumas simpatias para que o estimado santinho as ajude a encontrar um bom marido, apesar de não ser comum vermos jovens rapazes pedindo noiva ao santo. Aqui vai uma dica aos rapazes que queiram conquistar definitivamente a escolhida. Primeiro, tem que se certificar que ela gosta de animais, que tem condições de cuidar e que os pais permitirão pets na residência. Se todas as respostas forem afirmativas, vá a uma feira de adoção, deixe ser escolhido por um peludinho, coloque-o em uma bonita caixa, fure-a, para que o bichinho possa estar confortável e respirar e coloque uma fita verde (cor de santo Antônio) no pescoço do patudinho. Escreva a frase: NOS adote! E entregue o animal com a caixa. Antes, diga 13 vezes (número do santo): Santo Antônio, confio em ti. Faça com fé.

Para finalizar o sábado dedicado aos namorados, sugiro assistirem o documentário vencedor do Oscar de 2021 “Professor Polvo”. Na próxima semana, falaremos sobre a história desse emocionante filme.

Um “polvoroso” abraço a todos e feliz dia dos namorados!


AMIRAH SHARIF é jornalista, advogada, protetora dos animais e colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre. asharif@bol.com.br