Por Daniel Mazola

A reunião contou com a presença da secretária Municipal de Assistência Social, Laura Carneiro.

A Associação de Moradores e Amigos do Catete, Largo do Machado e Adjacências (ACLAMA) promoveu nesta quarta-feira (12) um café da manhã entre representantes da região e autoridades para discutir alguns dos problemas que mais afligem moradores e empresários. O encontro foi a primeira reunião comunitária de 2021, o que levou os presentes a abordarem temas e questões variadas, tais como: população em situação de rua, desordem urbana, criminalidade e retomada da economia local.

O encontro aconteceu no Hotel Imperial, com apoio e a convite do Sr. Washington Souza, diretor executivo de Operações da rede de hotéis Riale. A reunião deu início ao necessário diálogo da ACLAMA, presidida por Arlindo Pereira (Bacharel em Gestão de Hotelaria e Turismo com mais de 30 anos de atuação no mercado) com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e demais autoridades locais.

Presentes: Laura Carneiro (secretária Municipal de Assistência Social), capitão Leonardo Graciano (representante do 2º Batalhão da Polícia Militar), subcomandante Araújo (Guarda Municipal), Washington Souza (diretor executivo de Operações da rede de hotéis Riale), Joyce Sam (assessora de Imprensa da subprefeita da Zona Sul), Luiz Garcia (gerente geral do Riale Imperial Flamengo), Deise Svaiter (gestora do Centro Empresarial Mirante do Rio), Bruno Guedes (empresário local, sommelier e colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre), Wanderley Gomes (gerente da Comlurb), Deise Lúcide (administração da Comlurb), Fred (representante da Secretaria da Juventude), Sidnei (representante dos Amigos da Leopoldina), João Batista (diretor de Comunicação da ACLAMA), Marcus Rodrigues (diretor administrativo da ACLAMA) e Arlindo Pereira (presidente da ACLAMA).

No alto: Laura Carneiro, João Batista e o Capitão Graciano

As questões de segurança pública foram tratadas principalmente pelo comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, Capitão Graciano. Ele lembrou que a área está em vantagem em relação a outras localidades devido ao entrosamento das forças de segurança, como os programas Rio + Seguro e Aterro do Flamengo Presente, destacou que o Batalhão está atuando permanentemente em defesa da comunidade, principalmente nos casos de roubos e assaltos.

A secretária Municipal de Assistência Social, Laura Carneiro, enfatizou que tem como missão implementar a Política Nacional de Assistência Social e de Direitos Humanos no Município do Rio de Janeiro para garantir acesso aos direitos sócio-assistenciais aos cidadãos e grupos em situação de vulnerabilidade social. No vídeo que segue abaixo (aproximadamente 15 minutos) a secretária fala dos cuidados necessários e da extrema dificuldade que é atuar com a população em situação de rua.

Arlindo Pereira observou que a união do grupo Preserva Catete, com o Museu da República e a ACLAMA está ajudando a alimentar diversas famílias necessitadas. “Organizamos uma arrecadação de alimentos durante a vacinação no museu, o “Vacina Cidadã“. Os alimentos são entregues a famílias residentes nas áreas mais carentes do bairro, em especial a comunidade Tavares Bastos.”

“O jornal apoia essa importante iniciativa”, Daniel Mazola (editor-chefe) e Arlindo Pereira

Após diversas explanações de lado a lado, o presidente da ACLAMA agradeceu a presença das autoridades públicas do Município e do Estado, em especial a secretária Laura Carneiro e convidou os interessados para a segunda reunião comunitária de 2021. O encontro será realizado no Hotel Regina, no dia 18/05.

Washington Souza e Arlindo Pereira

Quero expressar nosso agradecimento, ao diretor comercial do Hotel Regina, José Manuel Caamaño, que de forma parceira e gentil, nos concede espaço e café da manhã para recebermos nossas autoridades públicas e nossos amigos comerciantes e lideranças locais. Peço que confirmem o quanto antes, pois o espaço está limitado a 30 pessoas, atendendo protocolos da vigilância sanitária em função da pandemia do Covid-19“, finalizou o Presidente da ACLAMA, Arlindo Pereira.


DANIEL MAZOLA – Jornalista profissional (MTE 23.957/RJ); Editor-chefe do jornal Tribuna da Imprensa Livre; Consultor de Imprensa da Revista Eletrônica OAB/RJ e do Centro de Documentação e Pesquisa da Seccional; Membro Titular do PEN Clube – única instituição internacional de escritores e jornalistas no Brasil; Apresentador do programa TRIBUNA NA TV (TVC-Rio); Ex-presidente da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da Associação Brasileira de Imprensa (ABI); Conselheiro Efetivo da ABI (2004/2017); Foi vice-presidente de Divulgação do G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira (2010/2013).