Por Bolivar Meirelles

João Batista Damasceno, grande Juiz, Desembargador por tempo de serviço na carreira.

Antiguidade, impossível não o haver promovido. A reação estabelecida queria calar o bom juiz. Defender as boas causas, Desembargador João Batista Damasceno, não é fácil. Fácil é defender os interesses da escória exploradora. Defender proprietários de terra, usineiros, banqueiros, “capitães das indústrias”, fácil. Fácil sim. Na escravidão… fácil defender os senhores de escravos. Denunciá-los,… difícil. Muito difícil. “Senhor Deus dos desgraçados dizei-me vós senhor Deus se é mentira se é verdade tanto horror perante os céus!” “Oh mar porque não apagas do teu manto este borrão?”. Sim… difícil. Viva a lucidez de Antônio de Castro Alves! Tão presente ainda hoje. Necessária se impõe. Continuar pertencendo às Forças Armadas Brasileiras, no pós 1964, tempos do golpe de estado de abril, os militares legalistas? Impossível!…afastados de suas posições ativas. Dignos magistrados demitidos do Supremo Tribunal Federal. Os bons políticos? Mandatos cassados.

Drs. Siro Darlan e João Batista Damasceno

Difícil, muito difícil sim, defender as boas causas, estar do lado bom da história. Vale à pena João Batista Damasceno, como Ser Humano. Alimenta e realimenta para continuar lutando. Fundamental! Reforça a nossa dignidade. “Nem sempre durareis eras sombrias de miséria moral”. É, Olavo Bilac, poeta brasileiro, também. A luta continua, os poetas, os bons, nos alimentam. A boa justiça tem de continuar. Os que lutam pelas boas causas, as causas dos oprimidos, conscientemente ou não, estarão unidos na luta pela liberdade. Luta que não é outra senão a defesa dos oprimidos, estar na luta deles com eles. Junto com os oprimidos os conscientes estarão destruindo a opressão. A luta de Chico Mendes, Desembargador João Batista Damasceno, é nossa. Um dia a União Democrática Ruralista, UDR, estará junto com a promotora Ivana Farina Navarrete Pena, no lixo da história.

Só soube da existência dessa desconhecida promotora nesse final de setembro de 2021, Desembargador Damasceno, por sua causa. Não fosse isso, para mim, ela passaria despercebida.

***

Saiba mais: Não adiantou explicar! Fonte: Blog Resistência Lírica

BOLIVAR MARINHO SOARES DE MEIRELLES – General de Brigada Reformado, Cientista Social, Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre, Mestre em Administração Pública, Doutor em Ciências em Engenharia de Produção, Pós Doutor em História Política, Presidente da Casa da América Latina.


Tribuna recomenda!