Categorias

Blog Post

A guerra Rússia/EUA/Ucrânia, na versão tupiniquim! – por Emanuel Cancella
Internacional, Opinião

A guerra Rússia/EUA/Ucrânia, na versão tupiniquim! – por Emanuel Cancella 

Por Emanuel Cancella

Nós temos várias dessas guerras, no Rio de janeiro, durante o ano. É a disputa pelo controle dos “negócios”, como no Jacarezinho (3)!

Assim como os dirigentes das milícias, da facção criminosa não vão para linha de frente do combate, Putin, Biden e Volodymyr Zelensky  também ficam no conforto de seus lares.

Enquanto isso, no Jacarezinho, assim como na Ucrânia, os moradores vão ao desespero. Imagine nossos filhos e nossos pais no meio de um tiroteio, já que, nas comunidades do Rio, só não tem tanque de guerra, navios ou submarinos, mas o resto tem.

São escolas e comércio fechados, na guerra da Ucrânia e nas nossas comunidades.

A guerra nas comunidades do Rio é pelo controle da venda de drogas, gatonete, transporte, gás e água mineral.

Já na Ucrânia, como ela quer se aliar à OTAN, ou seja, sair do jugo da Rússia, esta parte para a guerra. Há, como pano de fundo, o gás/petróleo, já que Rússia, posto ser a grande fornecedora de gás para Europa, ameaça cortar o fornecimento. No inverno rigoroso da Europa, o gás, além de cozinhar os alimentos, é fundamental para aquecimento dos lares.

Na verdade, a guerra é disputa pela hegemonia do capital no Planeta, onde os EUA e seus aliados estão perdendo para a China, que é aliada da Rússia.

Rússia e EUA têm arsenal nuclear para destruir o planeta várias vezes, mas parece que, o que eles querem mesmo, é uma guerra, de vez em sempre, para vender armamento e modernizar seu arsenal.

E ainda dividem os custos da guerra e, como o Brasil é aliado extra da Otan, nós também vamos entrar no rateio do custo da guerra (1).

Sabe aquele segurança que, nos bairros e nas ruas do Rio, é pago pela maioria do comércio e dos condomínios, para uma melhor vigilância, no mundo não é diferente.

No mais, classifico Joe Biden, Putin e Volodymyr Zelensky como imbecis e assassinos. Sendo que o Putin é um mal necessário, porque senão os EUA iriam, sem qualquer oposição, ditar as regras!

No Brasil, não precisaram de uma guerra.

Afastaram Dilma, por um golpe, depois prenderam Lula sem provas, e assim Temer e Bolsonaro entregam todo nosso petróleo (2) !


Fonte: 1https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2019-08/estados-unidos-designam-oficialmente-brasil-como-aliado-extra-otan   

2https://www.cartacapital.com.br/mundo/governo-biden-deve-revelar-papel-dos-eua-no-impeachment-de-dilma-diz-economista/

3https://www.cartacapital.com.br/mundo/governo-biden-deve-revelar-papel-dos-eua-no-impeachment-de-dilma-diz-economista/

EMANUEL CANCELLA – Advogado (OAB/RJ 75.300), ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex-diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese. Em função das boas práticas profissionais recebeu em 2017 o Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor, parceria do jornal Tribuna da Imprensa Livre com a OAB-RJ. 

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com

 


Tribuna recomenda!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *