Por Michelle Meneses

Nos últimos dias a extrema-direita Bolsonarista e Fascista inundou as redes sociais com todo o tipo de mentiras e teorias da Conspiração para confundir ainda mais o povo gaúcho, que já está sofrendo todas as terríveis consequências das enchentes, chuvas e frio.

Conforme matéria do site de notícias UOL: “A disseminação de notícias falsas sobre a atuação do governo federal e do Exército nos resgates no Rio Grande do Sul alimentou a insatisfação de parte da população com a atuação de entes públicos na resposta à catástrofe.”

E continua “Essa insatisfação pode ser traduzida em números. Levantamento feito pela consultoria Quaest a pedido da coluna mostra que 70% das menções ao Exército nas redes sociais entre os dias 3 e 10 de maio foram negativas.”

“A empresa, especializada em monitoramento digital, analisou as menções sobre o assunto nas principais redes sociais — X (antigo Twitter), Instagram, Facebook, Reddit, Tumblr e YouTube —, e nos sites de notícias com uma ferramenta própria para buscar palavras-chaves relacionadas ao tema.”

“A Quaest coletou uma amostra de mais de 732 mil menções relacionadas ao desempenho das Forças Armadas durante a tragédia no estado. Elas foram originadas por 146 mil perfis nas redes.

“Especialistas consultados pelo UOL veem por trás dos comentários indícios de uma máquina de fake news organizada e bem articulada na distribuição de desinformação sobre a omissão de socorro no Rio Grande do Sul.”

Conforme reportagem do O Globo o “Eixo da desinformação: políticos amplificam nas redes fake news sobre RS contestadas por autoridades.”

“Na semana passada, o governo já havia solicitado que a Polícia Federal instaurasse inquérito contra deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) e o influenciador Pablo Marçal por publicações sobre as chuvas. O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que Lula (PT) tomou medidas apenas após quatro dias de chuvas. A postagem se deu três dias após o governo reconhecer o estado de calamidade e iniciar a destinação de recursos.”

“Já Cleitinho e Marçal postaram que as doações com destino ao estado não estavam chegando por ausência de nota fiscal”. A informação foi desmentida pelo secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lemos.

RS: com 3% da população gaúcha, Canoas lidera ranking de desabrigados | Agência  Brasil

Essa situação é GRAVÍSSIMA!

Além de expor as entranhas podres dos disseminadores de Fake News, confirma a dificuldade do Governo Federal em combater a Desinformação e Fake News sobre sua própria atuação no Rio Grande do Sul.

O Modus Operandi da extrema-direita Fascista sempre foi a disseminação de Fake News, Desinformação e Teorias da Conspiração nas redes sociais e em grupos de aplicativos de mensagens para incitar o medo e a violência na população.

Os representantes da extrema-direita se apresentam muitas vezes, com o discurso de ‘Anti Político’ ou ‘Anti Sistema ‘, mas na verdade usam de subterfúgios políticos para alcançarem seus objetivos, que são destruir o Estado Democrático de Direito, promover o medo e a desconfiança da população no Governo Lula.

O Excelente livro “Os Engenheiros do Caos” de Giuliano Da Empoli, explica muito bem o surgimento desses representantes da extrema-direita, que com muita desinformação, teorias da Conspiração e Fake news nas redes sociais, corroem a Democracia, bem como rebaixam o debate político ao nível da mais pura violência.

“Cultivando a cólera de cada um sem se preocupar com a coerência do coletivo, o algoritmo dos engenheiros do Caos dilui as antigas barreiras ideológicas e rearticula o conflito político tendo como base simples oposição entre ” o povo” e “as elites.”

“A indignação, o medo, o preconceito, o insulto, a polêmica racista ou de gênero se propagam nas telas e proporcionam muito mais atenção e engajamento que os debates enfadonhos da velha política. Os Engenheiros do Caos estão bem conscientes disso.”

“Para os Engenheiros do Caos o Populismo é filho do casamento entre a Cólera e os Algoritmo”.

A extrema-direita bolsonarista e Fascista não tem Compromisso com a Verdade, Não tem Projetos para o País e muito menos Empatia pela população brasileira, especialmente pelo povo Gaúcho que vive a pior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul; mesmo diante de uma Catástrofe sem precedentes, são despejadas diariamente nas redes sociais as maiores barbaridades e Fake news sobre o trabalho dos entes públicos para salvar os desabrigados, sobre o envio de doações, bem como todas as ações de ajuda humanitária realizadas pelo Governo Federal.

A extrema-direita bolsonarista segue a máxima de que “Uma Mentira contada Mil vezes, torna-se uma Verdade”.

Quem será o Propagandista que disse essa frase que cabe perfeitamente nos dias atuais?!?

Sendo assim, a ideologia do Discurso de Ódio recheada de mentiras promovida por Bolsonaro e seus fanáticos seguidores conseguiu envenenar o país, dividir amigos, familiares e causar a ruptura da convivência pacífica da sociedade civil.

Com mentiras forjadas e narrativas distorcidas para atiçar o imaginário das pessoas, a extrema-direita fascista inunda as redes sociais com postagens repletas de Fake Nes e Teorias da Conspiração absurdas e inverossímeis que em questões de minutos se tornam Verdades Absolutas.

Representantes Políticos da extrema-direita tomam conta da Tribuna da Câmara dos Deputados para a propagação de Desinformação e Fake News sobre a ajuda das Forças Armadas e do Governo Lula ao Rio Grande do Sul; sem contar aqueles que mentem descaradamente e agradecem “ajuda” de Bilionário Fascistoide nas redes sociais.

Não há um pingo de solidariedade, responsabilidade e empatia pela dor do próximo; o objetivo é o Caos, é o insulto , é o ataque orquestrado à atuação do Governo Lula na Tragédia do Rio Grande do Sul , para assim engajar seus fanáticos seguidores nas redes sociais!

Rio Grande do Sul confirma 148 mortes pelas chuvas | Agência Brasil

O ‘modus operandi’ dessa seita é a FakeNews!

A extrema-direita bolsonarista se retroalimenta de Mentiras, Desinformação e muito Discurso de Ódio; mesmo diante dessa tragédia, parte da população do Rio Grande do Sul hostiliza publicamente jornalistas e repórteres, bem como propaga Fake News nas redes sociais.

Para os Representantes políticos da extrema-direita, pouco importa se o país tem miséria, fome, problemas sociais ou esteja sofrendo uma Tragédia climática sem precedentes na história brasileira; eles só têm um objetivo: Promover a Desordem e o Caos, atacando às Instituições Públicas, Igrejas, adversários políticos, destruindo a Democracia e a harmonia do convívio social.

Enquanto Negacionistas Climáticos e Criminosos Inescrupulosos se aproveitam da desgraça e do sofrimento do povo gaúcho para divulgar muita Desinformação e Fake News nas redes sociais, a sociedade civil deveria fazer uma profunda reflexão sobre a importância da Regulamentação das Redes Sociais, bem como a Eleição de representantes políticos verdadeiramente comprometidos com a preservação do meio ambiente, com o bem-estar da população e com futuro próximo da vida humana.

Cariocas se mobilizam para ajudar vítimas das chuvas no RS | Agência Brasil

O Papel da Mídia Tradicional no Combate à Desinformação

Uma forma eficiente de se combater a Desinformação e Fake News, passa inexoravelmente pela atuação da mídia tradicional, que deveria abrir e disponibilizar todo o conteúdo jornalístico relacionado à Catástrofe do RS em seus sites.

É um absurdo que nesse momento de Caos e tragédia climática no Rio Grande do Sul, o acesso ao conteúdo e informações de excelência produzidos pelos principais veículos de Imprensa estejam fechados para a maior parte da população!

Uma imprensa forte, atuante e com conteúdo de qualidade é uma das armas para combater a disseminação de Fake News.

Tornar o acesso à Informação de qualidade deveria ser um Direito essencial para o cidadão nos tempos difíceis que enfrentamos.

O combate à Desinformação e Fake News passa tambem pela regulamentação das plataformas digitais e do endurecimento das Leis penais.

Fake News e a Destruição da Sociedade Civil

A Desinformação, além de atrapalhar a entrega de doações e resgates dos desabrigados, pode Matar muitas pessoas!

Não se deixem envenenar pelo Discurso de Ódio e por Mentiras.

Não podemos esquecer:

A extrema-direita bolsonarista Não se importa com o sofrimento do povo brasileiro!

A extrema-direita bolsonarista Não Respeita o povo brasileiro!

A extrema-direita bolsonarista Debocha da Ajuda do Governo Lula ao Povo Gaúcho!

A extrema-direita bolsonarista NÃO Constrói Pontes de Solidariedade, mas sim abismos de Crueldade!

MICHELLE MENESES – Advogada, Cientista Política, Escritora, Mãe de 4 filhos e colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre.

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com


PATROCÍNIO

Tribuna recomenda!