Por Bolivar Meirelles

Quem está em crise é o Capitalismo. Guerras lá e cá. Aqui e acolá. Dia dos Mestres…, o que comemorar?

Até parece que a “Guerra na Ucrânia” terminou. Lá a Rússia ‘invadira” a Ucrânia, em Israel, para o Império Norteamericano, o Hamas, sem qualquer motivo, agrediu a “pacífica” Israel de Benjamin Netanyahu. Interseção nos conjuntos: o Império Norteamericano e sua indústria bélica, sócios interessados europeus… Haja vista e revista!: um capitalismo em forte crise buscando argumentos frouxos para dar razão à sua atividade de fomentadores de guerras. Aqui, no nosso Brasil distante, da Ucrânia e de Israel, estão os submissos “meios de comunicação”, protegidos pela “liberdade de Imprensa” a “tecer loas” às vontades imperiais. De “bate pronto”. “Bento que Bento é o frade…na boca do forno, forno. Farei tudo que seu mestre mandar!? Faremos todos, faremos todos…”

Haja submissão total! Lá na Europa e aqui no nosso Brasil distante. Aproximado por essa imprensa venal, liderada pela Rede Globo. Leonel de Moura Brizola já dizia: “Observe a Rede Globo e, acerte fazendo o contrário”. Como faz falta o político gaúcho! Até o PDT dele Lupi e Ciro Gomes estraçalharam… Voltando ao título, “Manicômio Geral” sim, para não perdermos, no texto, o contexto…

O Capitalismo em crise geral. Talvez, pequenas crianças de todos os lugares de nosso planeta ainda não contaminados pela loucura do tempo (tempo momento)…, Adultos, todos, armados, de “fuzis” ou não, empedernidos na luta por suas posições, por seus interesses. Mundo polarizado, Brasil polarizado. Polarização: patrimonial, política ideológica. Desenvolvimento exponencial dos métodos produtivos, inteligência artificial… Defesa patrimonial… Salve-se quem puder! Naturalmente, “se puder”.

Aqui, nosso Brasil polarizado, guerras de palavras… midiáticas também, redes de desinformação. Lá, Israel em sua intolerância aos palestinos. Rússia e Ucrânia escondem a expansiva OTAN, resíduos do conflito com a extinta URSS. O que queres, ainda, falido inviável Capitalismo? Matar os sobreviventes dessa inviável economia mundial? Claro que, mantida a paz, exércitos de desempregados surgirão. Produtores sem consumidores…”Mais valia! Mais valia!…” Grito sem resposta, sem realização. Produção sem consumidores… Angústia do Capitalista. Falência do Capital…

Crise! Crise! Crise!…

Só não percebe quem não quer. Vamos em frente nesse “Manicômio Geral”. E, de qualquer forma, tentemos comemorar esse “Dia dos Mestres” nesse domingo 15 de outubro de 2023.

BOLIVAR MARINHO SOARES DE MEIRELLES – General de Brigada Reformado, Cientista Social, Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre, Mestre em Administração Pública e Doutor em Ciências em Engenharia de Produção, Pós Doutor em História Política, Presidente do Conselho Executivo da Casa da América Latina.

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com


PATROCÍNIO

Tribuna recomenda!