Por Emanuel Cancela –
O juiz Eduardo Appio então chefe da 13ª vara de Curitiba, ouviu em audiência virtual o advogado da Odebrecht, Rodrigo Tacla Duran (2).
Esse caso vem sendo jogado para baixo do tapete a muitos anos. Primeiro pela Lava Jato que decretou a prisão de Duran, sem ouvi-lo.
Em 2020 o PGR Augusto Aras ameaçou retomar o caso, puro jogo de cena, logo em seguida engavetou (3).
Na audiência virtual, a Appio, Duran disse que pagou a Moro e Dallagnol US$ 612 mil para não ser preso (10). O valor total da propina era de US$ 5 milhões. Depois de pagar a primeira parcela Duran resolveu denunciar.
Duran foi entrevistado pela jornalista da Folha Monica Bergamo Duran. Moro ameaçou mandar prender a jornalista Mônica Bergamo da Folha (1,11).
Moro chamou Duran de aventureiro e fugitivo da lei. Mas foi o jornalista Luís Nassif que publicou, Duran fez deposito na conta da advogada, esposa de Moro, Rosangela Moro (9).
O juiz Eduardo Appio, relaxou a prisão de Duran e mandou a PF apurar a extorsão de Moro e Dalagnol, enviou o caso para o STF, já que Moro é senador da Republica e Dallagnol deputado federal, e possuem foro privilegiado. Lembrando que o deputado Dallagnol já foi cassado pelo TSE (4).
Creio que na intenção de desviar atençao, o juiz Appio foi acusado através de áudio ter ameaçado o filho do desembargador Malucelli, que é sócio de Sérgio Moro (5).
A pericia constatou que a voz da gravação não é de Appio, mesmo assim o CNJ mantém o juiz Eduardo Appio afastado da 13ª vara de Curitiba, alias, o único punido na historia (6,7).
A Lava Jato chegou a fazer um filme: Policia Federal a lei é para todos (8).
Acho que a lei é para todos, só valeu no filme!
Fonte:
1 – https://blogdacidadania.com.br/2019/07/moro-queria-prender-jornalista-monica-bergamo/
3 – https://www.cnnbrasil.com.br/politica/delacao-de-tacla-duran-acirra-embate-entre-aras-e-lava-jato/
8 – https://brasil.elpais.com/brasil/2017/09/05/opinion/1504643966_441087.html
9 – https://jornalggn.com.br/politica/advogado-espanhol-fez-pagamentos-a-rosangela-moro/
EMANUEL CANCELLA – Advogado (OAB/RJ 75.300), ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex-diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da Federação Única dos Petroleiros (FUP), fundador e coordenador da FNP, ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, colunista desta Tribuna da Imprensa Livre, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido no site Mercado Livre. Em função das boas práticas profissionais recebeu em 2017 o Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor, parceria do jornal Tribuna da Imprensa Livre com a OAB-RJ.
Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com
PATROCÍNIO
Tribuna recomenda!
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo