Por Emanuel Cancella –
Se Bolsonaro faz apologia a torturadores, elogiou Coronel Brilhante Ustra o torturador da presidente Dilma, já “João Cândido” o Almirante Negro acabou com as chibatadas na Marinha uma forma de tortura (6,7).
Se Bolsonaro ia explodir os quartéis e o Guandu, capitão herói, Sérgio Miranda de Carvalho, também conhecido por Sergio Macaco, disse não a ordem do Brigadeiro Burnier de explodir o Gasômetro no centro da cidade ao lado da rodoviária, no RJ (8,9). E iam botar a culpa na esquerda.
Bolsonaro foi preso pelos militares e proibido de entrar nos quarteis (8,12).
Se Bolsonaro cortou a comida para os índios, Marechal Rondon foi um conhecido sertanista (explorador do interior do Brasil) que atuou na integração do oeste e norte do Brasil e na defesa dos povos indígenas (1,2).
Se Bolsonaro queria privatizar a Petrobrás o Almirante Othon Pinheiro queria construir submarino atômico para defender o pré-sal e nossas costas nas 200 milhas submarina (3,4,5).
De acordo com a Comissão Nacional da Verdade, entre 6.500 e 7.500 membros das Forças Armadas e das polícias militares foram perseguidos, presos, torturados ou cassados pela ditadura militar(10).
E não podemos esquecer de civis como o ex juiz Sergio Moro e o PGR Rodrigo Janot, segundo o saudoso cientista político Moniz Bandeira em entrevista ao Jornal do Brasil: Moro e Janot trabalham para os EUA contra o Brasil (11)!
Fonte:
2 – https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/marechal-rondon.htm
7 – https://brasilescola.uol.com.br/historiab/revolta-chibata.htm
8 – https://veja.abril.com.br/coluna/reveja/o-artigo-em-veja-e-a-prisao-de-bolsonaro-nos-anos-1980/
9 – http://memorialdademocracia.com.br/card/capitao-heroi-evita-banho-de-sangue
***
AGENDA
https://www.oabrj.org.br/eventos/juizes-perseguidos-estado-direito
EMANUEL CANCELLA – Advogado (OAB/RJ 75.300), ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex-diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da Federação Única dos Petroleiros (FUP), fundador e coordenador da FNP, ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, colunista desta Tribuna da Imprensa Livre, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido no site Mercado Livre. Em função das boas práticas profissionais recebeu em 2017 o Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor, parceria do jornal Tribuna da Imprensa Livre com a OAB-RJ.
Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com
PATROCÍNIO
Tribuna recomenda!
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo