Por Emanuel Cancella

Cuba encerrou 2018 com 34 mil médicos atuando em 66 países (5).

Campanha pelo Nobel da Paz para médicos cubanos foi forte ao  redor do mundo (4) que atenderam vítimas da covid-19 na Venezuela, Nicarágua, Suriname, Jamaica, Haiti, Itália, Espanha, entre outras nações (4).

Justiça em 27/01/23, determina recontratação de médicos cubanos do programa Mais Médicos (8). Já o CFM diz que vai recorrer (2).

 Na verdade essa política genocida de Bolsonaro expulsando os médicos cubanos do Programa Mais Médicos, não é unanime entre os médicos tanto que no seu dia 18/10/22:   ‘Fora Bolsonaro’ ofusca palanque Bolsonarista na Câmara no Dia do Médico.

A política genocida de Bolsonaro lhe acarretou, na CPI, 9 acusações por crime e das mais de 600 mil mortes, segundo especialistas, 400 mil mortes poderiam ser evitadas (6,7).

“No momento em que o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Hiran Gallo, cumprimentava os ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, e da Educação, Victor Godoy, e outros deputados bolsonaristas que já haviam enaltecido as “ações” do governo, os manifestantes vestidos como médicos entraram silenciosos com suas faixas.

Entre os dizeres, “O CFM aliou-se ao bolsonarismo e traiu a medicina” e “O CFM contra a Ciência e pró-Bolsonaro” (1). 

Fonte:

1 – https://www.redebrasilatual.com.br/politica/fora-bolsonaro-ofusca-palanque-bolsonarista-na-camara-no-dia-do-medico/

2 – https://cremero.org.br/artigos/revalida-para-os-cubanos/

3 – https://www.brasildefato.com.br/2021/08/09/mil-dias-da-expulsao-dos-cubanos-desmonte-do-mais-medicos-fez-do-brasil-alvo-facil-na-pandemia

4 – https://www.brasildefato.com.br/2020/05/28/campanha-pelo-nobel-da-paz-para-medicos-cubanos-cresce-ao-redor-do-mundo

5 – https://www.brasildefato.com.br/2019/01/02/cuba-encerra-2018-com-34-mil-medicos-atuando-em-66-paises

6 – https://www.bbc.com/portuguese/brasil-58986678

7 – https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/06/24/pesquisas-apontam-que-400-mil-mortes-poderiam-ser-evitadas-governistas-questionam

8 – https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/justica-determina-recontratacao-de-medicos-cubanos-do-programa-mais-medicos/

EMANUEL CANCELLA – Advogado (OAB/RJ 75.300), ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex-diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da Federação Única dos Petroleiros (FUP), fundador e coordenador da FNP, ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, colunista desta Tribuna da Imprensa Livre, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido no site Mercado Livre. Em função das boas práticas profissionais recebeu em 2017 o Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor, parceria do jornal Tribuna da Imprensa Livre com a OAB-RJ.

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com


PATROCÍNIO


Tribuna recomenda!