Por Emanuel Cancella –
Oito mil e duzentos trabalhadores, só no Espírito Santo, ativos e aposentados da Caixa, Correios e Petros, estão pagando por rombo em seus fundos de pensão, mesmo sem nunca terem sido gestores dessas instituições (3).
Na Petros, pagamos através do chamado Plano de Equacionamento de Déficit – PED, no mínimo 13% do salário, de forma vitalícia, e a toda hora surge ameaça de novos PED’s.
Vários petroleiros já se suicidaram (7), a maioria pendurados em dívidas por conta principalmente desses PED’s.
Na verdade, quem deu rombo bilionário na Petros foi o fundador do BTG Pactual, Paulo Guedes, quando assessor de Bolsonaro.
Mesmo já investigado por esse roubo, Paulo Guedes foi promovido por Bolsonaro de assessor a ministro da Economia. Contou com a omissão criminosa da Lava Jato e Greenfield, que investigam a Petrobrás e os fundos de pensão, respectivamente. (2,4). Na verdade há a dúvida se investigavam mesmo ou conspiravam para facilitar a entrega.
Já o assessor de Bolsonaro, Esteves Colnago, que também deu rombo bilionário em fundo de pensão, foi promovido por Paulo Guedes (5,6).
Agora, Lemann é atacado pelo BTG –Paulo Guedes e Previ contesta aliança -AmBev-Interbrew na CVM.
Enquanto isso, os petroleiros, mesmo tendo conseguido 310 liminares que impediam pagamento de PED, são descontados nos contracheques por rombo mesmo (9).
Além de roubarem os fundos de pensão, falirem os trabalhadores da Petrobrás, Correios e Caixa, com pagamento de rombo, ainda colocam a culpa no PT (1, 8)!
Fonte:
1 – Americanas (AMER3): Lemann é ‘atacado’ por BTG na justiça (suno.com.br)
EMANUEL CANCELLA – Advogado (OAB/RJ 75.300), ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex-diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da Federação Única dos Petroleiros (FUP), fundador e coordenador da FNP, ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, colunista desta Tribuna da Imprensa Livre, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido no site Mercado Livre. Em função das boas práticas profissionais recebeu em 2017 o Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor, parceria do jornal Tribuna da Imprensa Livre com a OAB-RJ.
Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com
PATROCÍNIO
Tribuna recomenda!
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo