Por Iluska Lopes –

As operações de turismo de Manaus e dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná tiveram a oportunidade de aproximar relações e firmar parcerias, durante a Rodada de Negócios que fez parte do Turismo em Movimento, realizado nos dias 21, 22 e 23 de setembro na capital amazonense. O evento foi promovido pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae/AM).

Operadores de Manaus e de outros Estados. (Foto: Fabrício Nunes/Amazonastur)

Um total de 30 operadores de turismo de Manaus que atuam como agentes de viagens, hotéis e transportadores de empresas de atrativos turísticos, participaram da programação. O objetivo do evento foi de potencializar as atividades turísticas, por meio da integração entre poder público e empresários do setor, além de promover o ordenamento turístico com atendimentos relacionados à regularização e licenciamentos.

O Teatro Amazonas é um dos mais importantes teatros do Brasil e o principal cartão-postal da cidade de Manaus. (Divulgação)

O vice-presidente da Amazonastur, Ruy Mendonça, disse que a expectativa do evento foi alcançada. “O que se buscava e o que se conseguiu fazer é essa interação com esses agentes que operam turismo nacional, esse intercâmbio com os operadores de turismo com o trade local. Temos agora uma perspectiva de crescer cada vez mais, sobretudo a partir da retomada dos trabalhos no turismo. Quem ganha é o Estado do Amazonas”, disse Ruy.

O Palacete Provincial está localizado no Centro Histórico da cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas. É um imóvel centenário impregnado de importantes fatos ligados à vida social e política do povo amazonense. (Divulgação)

A representante da empresa de Manaus Kakau Tours, Ana Cláudia Souza, destacou o contato com um operador do Rio de Janeiro, que atua com marketing digital e vende o Brasil para diversos países, como Alemanha, Espanha, Japão, Estados Unidos e Áustria. “Eu achei superinteressante. Vou montar meu material para mandar para ele, porque ele trabalha diretamente com os estrangeiros, com os países de fora. Então, assim é muito interessante para a gente, que é daqui, para expandirmos nossos negócios lá fora. Unindo forças vamos potencializar o turismo”, acrescentou Ana Cláudia.

Programação

Além de promover a interação de operadores, a programação do Turismo em Movimento também contemplou atendimento do Departamento de Registro e Sensibilização da Amazonastur e a oficina de Atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, com a participação de secretários de turismo e representantes de diversos municípios do Amazonas.

Também foram realizadas orientações sobre financiamentos, por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco da Amazônia (Basa).

Porto de Manaus. O Festival Folclórico de Parintins é uma das mais badaladas festas populares que acontece todos os anos no município de Parintins, no interior do estado do Amazonas. O festival é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. (Crédito: Clóvis Miranda/amazonastur)

O evento contou ainda com a participação do Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e da Comissão de Turismo, Fomento e Negócios da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O evento foi realizado no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques.

(Informações da Agência Amazonas)

Primeira edição do Festival Amazonas de Turismo ocorre nesta sexta, sábado e domingo

O encontro das águas entre o Rio Negro e o Rio Solimões é um fenômeno no qual as águas desses dois rios correm lado a lado, sem se misturar. (Divulgação)

Festival Amazonas de Turismo oferece palestras, espaço gastronômico e apresentações culturais.

A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) abre o 1° Festival Amazonas de Turismo, nesta sexta-feira (24/9), em Manaus. O evento segue neste sábado (25/9) e encerra no domingo (26/9), com entrada gratuita. Na programação desta primeira edição, há espaço gastronômico, palestras, apresentações culturais, entre outras atividades.

O festival é voltado ao trade (operadores e profissionais do turismo) e ao público em geral.

Teatro Amazonas. (Divulgação/Prefeitura de Manaus)

A programação vai apresentar os melhores roteiros turísticos no Amazonas. O evento também reunirá cultura, gastronomia e outros atrativos no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (CCA), espaço de eventos que fica ao lado da Arena da Amazônia.

Serão três dias de programação: sexta, sábado e domingo.

Confira a programação do festival

Sexta-feira (24/9)

15h – abertura do evento

16h às 17h30 – palestra Marketing Digital

18h às 19h30 – palestra Cases de Sucesso no Turismo.

17h – dança Kambeba de Manacapuru

18h – Nícolas Jr

19h – show de Humor com Marcos Paiva

Sábado (25/9)

15h às 16h30 – palestra Turismo Inclusivo e Acessível

17h às 18h30 – palestra Turismo como Ferramenta de Desenvolvimento na Amazônia

17h – apresentação das Cirandas de Manacapuru

18h – show de humor com Marcos Braga e convidados

19h – banda Alaíde Negão

20h – banda Cateto da Toada

Domingo (25/9)

15h – apresentação do grupo Arte sem Fronteiras

16h às 17h30 – banda Kboclos

18h às 20h – banda Black Cold

20h às 21h – Cirandas de Manacapuru

(Fonte: Amazonartur)



Destinos brasileiros

Arquipélago de Mariuá

Barcelos (AM)

Abaixo a imagem da fotógrafa Ana Claudia Jatahy sobre o Arquipélago de Mariuá. Localizado em Barcelos, no Amazonas, o local guarda o título de maior arquipélago fluvial do mundo. Ao todo, são mais de 1.600 ilhas, 140 km de extensão e 20 km de largura com rios, lagos, florestas inundadas, praias arenosas, campos e pântanos.

Arquipélago compreende diversos ecossistemas, entre eles: lagos e pântanos. (Informações do MTur / Crédito: Ana Claudia Jatahy)

Dono de uma rica fauna e flora, o arquipélago faz parte do Parque Nacional do Jaú, localizado na floresta Amazônica brasileira; do Parque Estadual Serra do Araçá e da Área de Proteção Ambiental. O local é casa dos botos cor-de-rosa e de mais de 700 espécies de peixes comestíveis e ornamentais. Além disso, cerca de 30 comunidades tradicionais vivem na região.

A região é a o maior arquipélago fluvial do mundo.

ILUSKA LOPES – Jornalista, Especialista em Turismo, Professora, Locutora, Colunista e Diretora de Redação do jornal Tribuna da Imprensa Livre. iluska@tribunadaimprensalivre.com


Tribuna recomenda!