Por B.Guedes –
Você conhece os vinhos da RAR?
Se não conhece, tudo bem! Mas deixa eu começar apresentando o honroso Raul Anselmo Randon, grande empresário e visionário de seu tempo. Randon nasceu em Tangará, Santa Catarina, e fundou a indústria metalmecânica em Caxias do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul. Além da sede, na cidade gaúcha, a empresa tem unidades industriais em Chapecó (SC) e na cidade de Rosário, Província de Santa Fé, na Argentina.
O criador da vinícola RAR, Raul Ancelmo Randon nos deixou aos 88 anos.
Vinhos da marca RAR você encontra na VinoArt
A marca, que tem sede em Vacaria, Rio Grande do Sul, entrou no mercado do Rio de Janeiro, representado pela dupla Sérgio Costa e Marco Oliveira. Ao todo, são 12 rótulos à disposição, além do queijo tipo grana padano, azeite e embutido. O Rio de janeiro é um mercado em expansão de vinhos brasileiros. Somos grandes apreciadores de espumantes, devido ao nosso clima e nossas praias.
A expansão da marca neste período conturbado não foi fácil, mas os vinhos se adaptaram bem ao gosto dos brasilienses, conhecidos por sua exigência em relação à bebida. Apostamos neste mercado como um dos mais promissores para o crescimento da marca e queremos que as vinícolas nacionais sejam uma parcela significativa de nossa adega.
Os vinhedos da RAR estão localizados na região dos Campos de Cima da Serra, um dos pontos mais elevados do Estado, com aproximadamente mil metros. Localizada a uma latitude de 28°, a região conta com clima temperado, de verões amenos, com temperatura máxima média de 25°C e mínima média 15°C. No inverno, mais frio pela altitude elevada, a temperatura máxima média fica em torno de 16°C e a mínima média em torno de 7°C. Devido a essa altitude e amplitude térmica, originam-se vinhos mais concentrados e aromáticos.
Na apresentação dos rótulos, durante uma degustação informal com os clientes, foram apresentados os vinhos RAR Collezione Merlot, RAR- MASI Trevenezie Rosso, RAR-MASI Malbec Merlot, RAR Collezione Merlot e RAR Collezione Gewürztraminer. Posso dizer que destacaram-se pelo paladar marcante, que combina frutos com especiarias da mais alta qualidade. Essa elegante linha de vinhos harmoniza-se com as mais diversas ocasiões, garantindo sabor e sofisticação à mesa.
Convite aos leitores
A linha de vinhos e espumantes RAR ela é composta pelo Cabernet Sauvignon/Merlot, Gewurztraminer, Viognier, Collezione Merlot, Collezione Pinot Noir, Collezione Sauvignon Blanc e Reserva Merlot, além dos espumantes, Cuvée RAR Brut, Cuvée Nilva Brut Rosé, Brut Reserva e RAR Moscatel.
Todos os rótulos estão nas lojas de Ipanema e do Catete.
Um pouco mais sobre a RAR
A RAR, de Raul Anselmo Randon, teve origem na fruticultura, com o cultivo da maçã na década de 1970. Hoje, é a terceira maior produtora e comercializadora da fruta no Brasil. Nos anos 1990, montou a primeira fábrica de queijo tipo grana fora da Itália lançando a marca Gran Formaggio. A RAR tem, em seu portfólio, a linha de importados com queijos e acetos italianos, presuntos e salames italianos e espanhóis, e azeites de oliva chilenos. A linha de derivados é composta por creme de leite fresco, manteiga e queijo parmesão.
Boa degustação e até a próxima matéria!
B.GUEDES é sommelier master
Tribuna recomenda!
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo