Por Bolivar Meirelles

A Pátria é algo muito importante.

Espaço. Povo. Amores. Amizades. Família. Minha e dos outros. Patrícios também. Crianças. Jovens. Adultos. Idosos. Idosas. Minha pátria de hoje não seria a de ontem. Nem os amores, as amizades, a família. Mutante forma de ser. “As águas do mesmo rio não banham o mesmo corpo” Heráclito de Éfeso. Tratado de Tordesilhas limitador de uma Pátria inexistente. Hipótese de Pátria. Desobediência. Penetração. Invasão. Nova Pátria se firmando. Comércio, necessidades. Tudo ou quase tudo. Pátria Grande. Simón Bolívar. “Coloque a coroa em sua cabeça antes que, algum aventureiro…”. A Pátria em processo de Ser. Marchas e hinos. Patriotismo. Para a frente. Estado Nacional. Fronteiras. Solo e subsolo. Riquezas Naturais…do Povo? De quem? Exércitos Nacionais? Justiça? “Poderes” para quem? Três Poderes…de classe ou para classe dominante? Burguês? Trabalhador? Usufruidor? Explorado? Explorador?

Hinos! Pátria amada! Fronteiras!

Guerras? Resistência? Conquista? Será? Seria? Sério? Possível? Sermos sendo? Previsão de mundo…de Pátria…Universal desejo de sermos continuando sendo…para e nas gerações futuras… Um dia um novo mundo sempre renasce. Um novo dia, um novo mundo sim. Um mundo sempre se fazendo. Sendo feito, hoje e sempre, para o amanhã. Sempre é Pátria. Nova, novo tempo, novos dias. Amor, gente, maturidade, crianças brincando, jovens, novos e idosos. Caminhando. Fazendo e refazendo…sempre para novas caminhadas, amizades, novos tempos. Pensados. Vividos. A viver. Um mundo só, sem fronteiras, sem inimigos, sem classes sociais, principalmente as “dominantes” extintas. Mundo sem estrangeiros pois… sem fronteiras…Mundo aberto sem armas e com leis consuetudinárias, até pelo simples fato de todos os habitantes serem usufruidores de um mundo e Pátria de todos. Um mundo e uma pátria só.

Viva uma Pátria mundial de amor e desarmada!!!


BOLIVAR MARINHO SOARES DE MEIRELLES – General de Brigada Reformado, Cientista Social, Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre, Mestre em Administração Pública, Doutor em Ciências em Engenharia de Produção, Pós Doutor em História Política, Presidente da Casa da América Latina.


Tribuna recomenda!