Alô autoridade, queremos Justiça! Pelo fim da violência policial contra negros e pobres da periferia
Por Ricardo Xerém –
Nota: TRIBUNA DE IMPRENSA LIVRE, sempre ao lado do povo trabalhador sofrido e oprimido manifesta sua solidariedade aos familiares do jovem TIAGO MARQUES DE OLIVEIRA e da jovem KATHLEN ROMEU. (Daniel Mazola e Siro Darlan, editores)
O Babalaô Ivanir dos Santos – militante do Movimento Negro e dos Direitos Humanos, membro do Conselho Estratégico do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas(CEAP) e Interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa(CCIR) -, colaborador dessa Tribuna da Imprensa Livre, participou no último sábado (7), do encontro Roda de Conversa – Café Político (Agenda TJL), em Seropédica, e na parte da tarde, no “Ato Justiça por Tiago”, na Tijuca.
A Roda de Conversa – Café Político, organizado por APNs – Agentes de Pastoral Negros, reuniu professores, editores literários, movimento negro e lideranças locais, no CIEP 155 / Maria Joaquina de Oliveira, no Centro de Seropédica. A conversa girou em torno da consciência política em tempos atuais e da necessidade em compor quadros atuantes.
Segundo Darci da Penha – Pres. do Conselho da Mulher de Seropédica e Conselho da Igualdade Racial de Seropédica – “Pra nós, agente pastoral negro e militante do movimento negro, esse encontro representa o início de um trabalho de formação de conscientização, de uma escolha e uma direção política”, pontuou a militante.
“Essas bases são importantes, fico muito feliz em participar de movimentos, onde a democracia ganha corpo, legítima propostas“, atestou o Prof. Ivanir dos Santos.
No fim da tarde, ocorreu o “Ato Justiça por Tiago“, no bairro da Tijuca.
O caso ganhou notoriedade na semana passada, Tiago Marques de Oliveira, de 28 anos, foi preso e acusado de ter trocado tiros com PMs no Salgueiro. “Fui tratado como cachorro” diz o estoquista solto dias depois da prisão. A Justiça não viu indícios de que ele fazia parte do tráfico de concedeu alvará de soltura, na quinta-feira (5).
A concentração foi no ponto do moto taxi, na Saens Peña. O pai de Tiago agradeceu a ajuda que recebeu, mas alertou. “Estamos no início da luta, temos que provar a inocência do meu filho, ainda temos muito o que fazer”, declarou Ronaldo Oliveira.
O jovem declarou que ainda não entendeu como tudo aconteceu: “Vamos continuar lutando, continuar batalhando, tive sorte em ter minha família ao meu lado, junto de mim, lutando por minha inocência, muitos não tem isso”, disse emocionado.
Mas a luta continua, o pai de Tiago agradeceu a ajuda que recebeu, mas alertou. “Estamos no início da luta, temos que provar a inocência do meu filho, ainda temos muito o que fazer”, declarou Ronaldo Oliveira.
Munidos de cartazes, familiares, amigos e militantes, seguiram em caminhada pela Tijuca. Lideranças políticas e comunitárias marcaram presença. Como Ivanir dos Santos, Reimont (PT), Dani Monteiro (PSOL), Tainá de Paula (PT).
Para Mônica Cunha – da Comissão de Direitos Humanos da Alerj – “O Ato por justiça para o jovem Tiago simboliza muito, lutar por direitos humanos vale a pena, tínhamos a certeza que iríamos libertar Tiago e vamos provar sua inocência”, atestou.
Durante o ato, representantes de outro movimento também pedem por justiça – Caso Kathlen Romeu, grávida, com 24 anos, vítima de bala perdida há dois meses, no Lins.
“Essa lógica de segurança tem que mudar. Na Zona Sul, quando fazem abordagem, chegam de manhã, munidos com mandado de busca e apreensão, batem na porta, tocam a campainha e ainda chamam o criminoso de Dr. Eu pergunto: Eles nos dão o mesmo tratamento?”, indagou Ivanir dos Santos.
RICARDO XERÉM é jornalista (DRT-0039871/RJ), titular da coluna “Tribuna do Povo”, ativista social e secretário de comunicação do Movimento Tradição & Juventude do Flamengo.
Tribuna recomenda!
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo