Por Daniel Mazola

Reunião aconteceu no escritório MCP – PEIXINHO, CACAU & PIRES Consultores & Advogados, centro da cidade do Rio de Janeiro.

O ex-deputado Miro Teixeira (PDT-RJ), pré-candidato a governador do Rio em 2022 e um dos articuladores da candidatura de Ciro Gomes à presidência da República esteve nesta quinta-feira (20) com o advogado Cacau de Brito, ex-coordenador-geral do Procon-RJ, membro da Executiva Nacional do PDT e do Conselho Consultivo do jornal Tribuna da Imprensa Livre.

Dr. Cacau e Miro Teixeira

Levados pelo ex-deputado Miro Teixeira estavam líderes políticos e religiosos do município de Silva Jardim (RJ), que participaram do encontro para tratar de ideias e iniciativas em defesa de políticas públicas para a cidade e a região das Baixadas Litorâneas do estado do Rio de Janeiro. Silva Jardim é uma das três cidades do estado que terão de passar por novas eleições majoritárias nos próximos meses.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), foi estabelecido um calendário com data limite até dezembro deste ano para ocorrem as eleições, será preciso escolher um momento oportuno, levando em consideração a pandemia da Covid-19, que assola toda o mundo. A assessoria do TRE-RJ informou que o município terá de passar por nova eleição suplementar, assim como em março de 2020, em detrimento da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que negou o recurso do Partido Republicano da Ordem Social (PROS) e anulou os votos recebidos pelo partido nas eleições municipais do ano passado. O TSE manteve a decisão do TRE-RJ, que julgou irregular a situação partidária do PROS.

Fundador da Associação dos Advogados Evangélicos do Rio de Janeiro e com reconhecida atuação em defesa dos direitos fundamentais, Dr. Cacau de Brito disse que tem percorrido todos os municípios do estado, seguindo protocolos de segurança e já vacinado, com objetivo de identificar problemas e ajudar as administrações municipais a superarem esse momento, “que só será superado pelas cidades com muito diálogo, parcerias públicas e privadas, criatividade e empenho da comunidade local“.

FALA CACAU!

O quadro “Fala, Cacau!” de hoje é sobre a necessidade de se implementar políticas públicas nas comunidades, e mais especificamente no Jacarezinho, local que vimos recentemente momentos de muito terror.

“O Estado precisa levar educação, saúde e cultura para os moradores da comunidade. Vamos lutar por mais vida e menos morte!” (Cacau de Brito)


DANIEL MAZOLA – Jornalista profissional (MTE 23.957/RJ); Editor-chefe do jornal Tribuna da Imprensa Livre; Consultor de Imprensa da Revista Eletrônica OAB/RJ e do Centro de Documentação e Pesquisa da Seccional; Membro Titular do PEN Clube – única instituição internacional de escritores e jornalistas no Brasil; Ex-presidente da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da Associação Brasileira de Imprensa (ABI); Conselheiro Efetivo da ABI (2004/2017); Foi vice-presidente de Divulgação do G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira (2010/2013).