Por Edimea Teixeira

Na avaliação de Rodrigo Santos, à frente da secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Nova Petrópolis (RS), o poder público e o trade turístico da região estão fazendo todo o possível e buscando alternativas para proteger os turistas que visitam a cidade.

Segundo o secretário “além de seguir rigorosamente os protocolos sanitários, também é necessário estarmos atentos as questões financeiras, auxiliando os empresários, comerciantes e investidores para que consigam ter uma sustentabilidade e levar seus negócios a diante“.

Nova Petrópolis é a cidade mais alemã da Serra Gaúcha, isso pode ser visto no idioma alemão, constantemente falado por lá, na arquitetura de estilo enxaimel dos hotéis, pousadas, casas e restaurantes, na fartura dos cafés e refeições coloniais. Próximo de Gramado, é uma excelente opção para quem quer curtir momentos mais tranquilos, fora da agitação da vizinha movimentada.

Saiba agora como está a retomada e as perspectivas para 2021, na entrevista exclusiva que realizei com o secretário de Turismo desse importante polo turístico brasileiro.

Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis (Divulgação)

Tribuna da Imprensa Livre: Como está o processo de retomada do turismo em Nova Petrópolis?

Rodrigo Santos: Nova Petrópolis vem se preparando para a retomada do turismo. Estamos cientes de todos os protocolos de saúde e prevenção, os quais estão sendo seguidos pela administração municipal e pela iniciativa privada. É importante salientar que todo o trade turístico está fazendo a sua parte e buscando por alternativas e meios para proteger os turistas que visitam a cidade. Nova Petrópolis está segura para receber turistas de todo o Brasil. Certamente é uma das cidades mais preparadas para enfrentar a retomada do turismo, a qual está baseada nos cuidados, que precisarão ser redobrados, assim como na redução da capacidade nos atrativos, criando os protocolos que já conhecemos e, sempre, primando pela segurança das pessoas. Notamos, cada vez mais, a busca por atividades ao ar livre e Nova Petrópolis possui diversas atratividades, roteiros e caminhadas pelo interior do município, que vão de encontro com a demanda do segmento turístico.

Reunião da equipe (Crédito: Tífani Dutra | Turismo PMNP)

Tribuna da Imprensa Livre: Quais as perspectivas para 2021?

Rodrigo Santos: A retomada está programada. Temos que criar meios e, apesar de ser um momento de cuidados, precisamos começar a trabalhar os atrativos e eventos que estiveram parados por conta da pandemia. Agora vamos dar início ao nosso calendário de eventos, por meio do Verão no Jardim da Serra Gaúcha. Pretendemos, além dos tradicionais, criar novos eventos para o nosso município e que contemplem todos os públicos. Sempre tomamos os cuidados necessários para evitar o contágio e a propagação do vírus, além de seguir os protocolos de saúde, mas também é necessário estarmos atentos as questões financeiras, auxiliando, assim, os empresários, comerciantes e investidores para que consigam ter uma sustentabilidade e levar seus negócios a diante.

Torre de Informações Turísticas de Nova Petrópolis (Foto: Divulgação)

Nova Petrópolis está preparada, desde os empresários até a administração pública, trazendo e promovendo segurança sanitária para que possamos retomar o turismo, eventos e atrativos. Nossa retomada visará os eventos, trabalhando o mais próximo da normalidade possível, faremos com que todos tenham acesso a retomada econômica e que os turistas conheçam todos os atrativos e tenham a melhor experiência em Nova Petrópolis.

Perfil do secretário

Rodrigo José dos Santos tem 31 anos e possui vasta experiência na gestão pública e na área do Turismo. Em 2004, foi eleito Deputado Estadual Junior, onde representava seu município. Em 2008, com apenas 19 anos, concorreu, pela primeira vez, a vereador fazendo 244 votos. Quatro anos mais tarde, nas eleições de 2012, praticamente dobrou a votação, alcançando a marca de 404 votos, ficando entre os 11 mais votados, mas, em virtude da legenda partidária, não assumiu o cargo.

“O gosto pela politica e de fazer o bem pela comunidade falou mais alto. Então concorri novamente, atingindo 400 votos e garantido, desta vez, uma vaga na Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, na qual fui eleito presidente da Casa em 2017, sendo o mais jovem a assumir o cargo, tanto que recebi o Prêmio Destaque em Transparência pelo Tribunal de Conta e da Universidade de Caxias do Sul (UCS), também pelo seu trabalho realizado”, destacou.

Nova Petrópolis acolheu e proporcionou ao vereador, agora Secretário, inúmeras realizações pessoais e, certamente, ainda poderá ajudar muito para que o município siga se desenvolvendo.

Atualmente, Rodrigo é Secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Nova Petrópolis e proprietário da Agência Partiu Viagem Turismo. É bacharel em Turismo, pela Universidade Feevale, na qual se formou em 2016. Possui mestrado em Turismo e Hospitalidade, pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul (PPGTURH) e, atualmente, está cursando MBA em Gestão de Negócio em Turismo. É Técnico em Guia de Turismo, América do Sul pelo SENAC (2019). Na eleição de 2020, foi reeleito vereador de Nova Petrópolis, fazendo 572 votos.

Saiba mais: https://turismo.novapetropolis.rs.gov.br/

Foto aérea de Nova Petrópolis, em destaque o Labirinto Verde (Divulgação/Comunicação PMNP)

Edição: Iluska Lopes – Diretora de Redação


EDIMEA TEIXEIRA – Gerente de Marketing Turístico, membro do Conselho Editorial e Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre.