Por Edimea Teixeira –
Para a presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Roselene Medeiros, que falou com exclusividade para o jornal Tribuna da Imprensa Livre, indicadores apontam o estado do Amazonas como destino seguro nesse período de recuperação do mercado turístico.
“Nosso setor de estatística identificou que 92% dos turistas têm a intenção de retornar ao Amazonas, e 56,8% dos visitantes avaliam como satisfatório o emprego, no estado, dos protocolos de biossegurança estabelecidos pelas autoridades de saúde para barrar a transmissão do novo coronavírus“, aponta a presidente da Amazonastur. Manaus, a capital amazonense obteve nos meses de julho, agosto e outubro, o melhor desempenho em taxa de ocupação hoteleira entre as 15 capitais auditadas. Os dados são do Boletim Informativo do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (InFOHB).
Roselene Medeiros destaca que “o Amazonas, por desenvolver um turismo de pouca aglomeração, é um destino seguro para visitantes. Esse fato, associado ao conjunto de ações que desenvolvemos, tem trazido números positivos”.
***
Edimea Teixeira: Como está o processo de retomada do turismo?
Roselene Medeiros: Desde julho, o Governo do Amazonas, por meio da Amazonastur, colocou em prática o Amazone-se, um programa que reúne uma série de ações para a retomada do turismo no estado. Temos campanhas promocionais nas mídias sociais, em especial, uma web série que leva o mesmo nome do programa apresentada pela influenciadora digital Vivian Amorim. Nesse período também foi lançado o visit-amazonas.com, um site que funciona como um moderno guia turístico digital que divulga os atrativos do Estado. Também foram realizadas ações de sensibilização de prestadores de serviços com foco no ordenamento, nosso objetivo é trazer para a legalidade quem atua de forma irregular.
A Amazonastur elaborou também, ainda no mês de junho oito protocolos de biossegurança para os setores de hotelaria, agências de viagens, guias turístico, eventos, pesca esportiva, transportes terrestre e fluvial, bares, restaurantes e para o Centro de Convenções do Amazonas. Operadores de todos esses setores foram contemplados com uma cartilha impresa, além de colocarmos à disposição no site da Amazonastur.
Nesse período, os técnicos da Amazonastur também se empenharam para garantir a liberação de recursos para a construção de infraestrutura turística como Museu dos Bois de Parintins, Infraestrutura Turística na Serra da Valéria e em Comunidades Indígenas do entorno de Manaus, reforma e ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto de Barcelos, reforma e implantação de Centros de Atendimento ao Turista no desembarque do aeroporto internacional e no Centro de Manaus e a conclusão da segunda fase do Centro de Convenções. Este último passa por ajuste finais e será entregue muito em breve. Os demais processos seguem em tramitação.
O Amazonas, por desenvolver um turismo de pouca aglomeração, é um destino seguro para visitantes. Esse fato, associado ao conjunto de ações que desenvolvemos, tem trazido números positivos. Segundo o Boletim Informativo do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, a capital amazonense obteve, nos meses de julho, agosto e outubro, o melhor desempenho em taxa de ocupação hoteleira entre as 15 capitais auditadas pela instituição.
Nosso setor de estatística identificou que 92% dos turistas têm a intenção de retornar ao Amazonas. E 56,8% dos visitantes avaliam como satisfatório o emprego, no estado, dos protocolos de biossegurança estabelecidos pelas autoridades de saúde para barrar a transmissão do novo coronavírus.
Edimea Teixeira: E quais as perspectivas para 2021?
Roselene Medeiros: Acreditamos que começa a retomada do setor turístico no país. E é importante destacar que essa pandemia está mudando o perfil do brasileiro, que passou a conhecer mais o seu país. O Amazonas, com o turismo de natureza, é um destino natural para esse novo momento. Nosso turismo não é de aglomeração. Os hotéis de selva, a pesca esportiva, passeios de barcos pelos nossos rios tudo se faz sem grande concentração de pessoas.
Investimos bastante na promoção no segundo semestre de 2020 e nossa expectativa é que os bons resultados continuem sendo colhidos em 2021. A reabertura das fronteiras vai alavancar isso. E, assim que a imunização começar a ser disponibilizada, vamos nos consolidar ainda mais como destino seguro.
Nos pautamos por números, é dessa forma que conseguimos tomar decisões acertadas. Por isso, desde o último dia 11 de dezembro, disponibilizamos para ser respondido pelo trade a 3ª sondagem Pesquisa Ambiente de Negócios do Turismo. O resultado vai auxiliar na definição de estratégias para 2021 e o questionário pode ser respondido até 22 de dezembro.
Saiba mais:
- Hotelaria de Manaus apresenta resultado positivo diante de tantos desafios
- Evolução Ecolodge oferece a melhor experiência na Amazônia com conforto e segurança
- Amazonas: Turismo de isolamento é um dos destaques no coração verde do mundo
- Experiência brasileira de turismo sustentável é reconhecida pelo G20
Edição: Iluska Lopes – Diretora de Redação
EDIMEA TEIXEIRA – Gerente de Marketing Turístico, membro do Conselho Editorial e Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre.
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo