Por Bolivar Meirelles

Agora é fácil mas… é muito difícil… As aparências enganam. Para mim que sempre votei em Brizola para Presidente da República, sem dificuldades comigo mesmo. Nunca votei no Chaguista Miro Teixeira para Governador do Estado do Rio de Janeiro e no “Raposa Prateada” contra Darcy Ribeiro. Já votei até em Garotinho, este já foi candidato de toda a “esquerda” no Estado do Rio de Janeiro. Depois… Garotinho se batizou e se filiou aos corruptos neopentecostais em política. Política e religião, religião e política, “casa da mãe Joana”. Esvaziou-se como balão de festa infantil ao ser perfurado.

A liderança de Luiz Carlos Prestes me fez deixar o velho PCB, Partido onde comecei, honradamente, minha militância. De 1964 a 1980.

Sempre votei em Lula e no PT em segundo turno. Única vez em primeiro quando Brizola, taticamente, veio de seu Vice. Foram derrotados. Deu FHC. Votei em Dilma na primeira vez. Acompanhei o PCB com Mauro Iasi, em 2014 e, em 2018, votei Boulos no primeiro turno. Nunca joguei para ganhar eleições burguesas. Votei no melhor ou…no mal menor.

Hoje vejo oportunistas de todos os matizes a “jogar pedras e cuspe na nova Geni”. Grande Chico Buarque de Holanda!!! Observador e criador de metodologia analítica, mais cientista político pela arte do que esses “Cientistas Políticos” pela Academia. Cegos, cegos, cegos… Não ser percebido o jogo oportunista que se trava. O Lula e o PCB. Um pelo volume de votos que arrasta e o PCB pós auto crítica de 1994, pós expulsão do trânsfuga liquidacionista Roberto Freire, exterminador de sigla revolucionária, ladrão de documentos… Usam os políticos burgueses da dignidade do PCB e da massa, inconteste, de votos do Lula.

Hoje, os angustiados pretensos donos de redutos eleitorais veem surgir novas, e mais confiáveis e mais criativas que os e as velhos, velhas, pretensos, pretensas donos, donas, de “redutos eleitorais”.

Boulos surge como uma liderança política nacional confiável, impossível por vezes de se entender, do Lula e do centenário PCB, o Partidão. Quem herdou esse título foi o PCB, hoje quase sem votos mas… preparando o Poder Popular. Estremecem, por dentro e por fora do PT os pretensos donos de “currais eleitorais”. Brizola, grande Brizola!!! Como você veria o Lupe, sua cria, e o oportunista Ciro Gomes negociarem essa frente, tão ampla e flexível, com “Democratas” e PSDB, na busca simples de assumirem algum poder, mesmo que neoliberal seja? Jaques Wagner… já é um caso mais complicado e mais sério, luta interna… Agora, “estimado” político baiano, acho que você também está sendo superado por Boulos, Marília Arraes e…o PCdoB de Manuela D’Ávila. Jandira que surgiu na esteira de José Sarney… Manuela D’Ávila emerge forte para os novos tempos.

“Nem sempre durareis eras sombrias de miséria moral”, resgatando o poeta Olavo Bilac.


BOLIVAR MARINHO SOARES DE MEIRELLES – General de Brigada Reformado, Cientista Social, Mestre em Administração Pública, Doutor em Ciências em Engenharia de Produção, Pós Doutor em História Política, Presidente da Casa da América Latina e Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre.