Por Iluska Lopes –

O jornalista, escritor, pesquisador, historiador, radialista, musicólogo e crítico musical Ricardo Cravo Albin é o convidado da semana do programa TRIBUNA NA TV, vai ao ar na TVC-Rio, quarta-feira (21) a meia noite, canal 6 da operadora NET.

Historiador de MPB, produtor musical, produtor de rádio e televisão, crítico e comentarista. Nosso colunista, membro do conselho editorial da Tribuna da Imprensa Livre, falou sobre a história do rádio, a cidade do Rio de Janeiro e a cultura, principalmente música e carnaval.

Os jornalistas Daniel Mazola e Ricardo Cravo Albin no terraço do Instituto Cultural Cravo Albin, bairro da Urca, Rio de Janeiro (crédito: Max Figueiredo)

Formou-se em Direito, Ciências e Letras pela Faculdade de Direito da Universidade do Brasil em 1963, no ano seguinte formou-se em Direito Comparado pela Universidade de Nova Iorque. Cravo Albin fundou e dirigiu o Museu da Imagem e do Som (MIS) do Rio de Janeiro entre 1965 e 1972, além de outros análogos em várias cidades brasileiras; foi diretor geral da Embrafilme e presidente do Instituto Nacional de Cinema (INC). É também autor, desde 1973, de aproximadamente 2500 programas radiofônicos para a Rádio MEC.

Fundou em janeiro de 2001 o Instituto Cultural Cravo Albin, uma sociedade civil, sem fins lucrativos, com sede na cidade do Rio de Janeiro, com a finalidade de promover e incentivar atividades de caráter cultural no campo da pesquisa, reflexão e promoção das fontes que alimentam a cultura e, em especial, a música brasileira, visando a divulgação, defesa e conservação do nosso patrimônio histórico e artístico.

Também criou o Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, que pode ser acessado no endereço www.dicionariompb.com.br, com cerca de 7000 (sete mil) verbetes.

Com aproximadamente 30 minutos de duração, o programa TRIBUNA NA TV é apresentado pelo jornalista Daniel Mazola, produzido pelo jornal Tribuna da Imprensa Livre. Veja a entrevista, inscreva-se no canal e deixe seu like!