Por Bolivar Meirelles –
Caso eu tivesse a competência do grande cineasta Glauber Rocha faria um excelente filme. Contento-me com um simples artigo. A Terra é, toda, do Sol. A mulher não é toda do homem, é toda dela, pretensão superada dos anacrônicos machistas, dentre os quais, com destaque, Trump e Jair Bolsonaro. A Terra acompanha o Sol em sua trajetória. A Mulher, a despeito dos machistas, traça a sua pluridimensionada trajetória cada vez mais. Está claro o protagonismo científico de tantas mulheres nesse período da epidemia do Covid 19. Na ciência, no exercício de profissionais de saúde, na imprensa… O Trump e o Jair Bolsonaro…dois ignorantes e ultrapassados machistas, misóginos absolutos. Não para por aí, racistas e homofóbicos. Um falso nacionalismo (do brasileiro, “coiso” esquisito, entregador das riquezas nacionais a privatização). Trump, mesmo regeitado nas urnas norte americanas, continua dando o Norte ao perdido brasileiro.
Glauber Rocha, você está fazendo falta. Falta ao Brasil confuso de hoje. Falta a confusão geral desse mundo conduzido pelo Mercado, instrumento místico para esconder a exploração capitalista, totem dessa dita “Civilização Ocidental”, outra tentativa de esconder a “Civilização Capitalista” se é que podemos chamá-la de civilização. Muita impertinente e volumosa onda de mentiras. Não falha o mundo, não falha a realidade. Supere-se o isolamento da Covid 19 e estará a Esfinge esperando “decifra-me ou te devoro”. Muito desemprego, falta de postos de trabalho, necessidade de novas formações, inexistentes, para novas demandas… Os neoliberais sem saída, crise agora incontestável, do Capitalismo. Marx, Engels, Lenin, resuscitam…A comunicação de massa necessita de um grande filme “O Diabo e o Diabo na Terra do Sol”. Terra com letra maiúscula. Brasil pretensão do Jair Bolsonaro e Estados Unidos da América do Norte pretensão do Trump. Oportunistas da extrema direita populista. Cá e lá. Ou… lá e cá.
Infelizmente enquanto não vemos o filme surgir vivenciamos essa prática louca. O brasileiro Capitão Presidente querendo, do cuspe espargido por suas falas irresponsáveis, ameaçar com uso de canhões obsoletos para o pretenso enfrentamento com o Império do Norte sob novo Presidente. Quem mandou o Império escolher outro comandante? O Coiso, amante político do Trump, não reconheceu e a recente escolha eleitoral dos EUA e oferece seus parcos recursos bélicos. Deve estar contando com as milícias do mal, talvez com seus eleitores mal armados… Nessa “fria” Exército, Marinha e Aeronáutica brasileiros, não entram, fiquemos tranquilos.
Lembremos da letra do Juca Chaves:
“O Brasil já vai a Guerra, comprou Porta Avião, deu viva a Inglaterra de oitenta e dois bilhões…”
Fiquemos em paz. Essa Guerra é, apenas do Presidente Coiso. Felizmente…
BOLIVAR MARINHO SOARES DE MEIRELLES – General de Brigada Reformado, Cientista Social, Mestre em Administração Pública, Doutor em Ciências em Engenharia de Produção, Pós Doutor em História Política, Presidente da Casa da América Latina e Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre.
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo