Redação –
Foi inaugurada nesta segunda-feira (20) a base do Rio + Seguro no Condomínio da Merck, na Taquara, em Jacarepaguá. Moradores, comerciantes, vizinhos e autoridades compareceram à solenidade de lançamento do equipamento público, que vai trazer mais segurança e ordenamento aos moradores da localidade e adjacências.
“A Associação idealizou a criação de uma base de referência para os moradores e comerciantes da Merck, capaz de associar planejamento, inteligência e tecnologia para prevenir a desordem urbana e a criminalidade. Buscamos o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar e nossas expectativas foram superadas”, comemorou o presidente da Associação de Comerciantes do Condomínio Bandeirantes (ACCB/ Merck), Paulo Ciro Mendonça, idealizador da iniciativa.
Construída em imóvel doado pela ACCB, com recursos próprios, a base foi simbolicamente entregue à Guarda Municipal, representada nas figuras do secretário Municipal de Ordem Pública, Gutemberg da Fonseca, do comandante do programa Rio + Seguro, coronel Oderlei Santos Alves de Sousa, e do comandante da Guarda Municipal, inspetor José Ricardo da Silva.
“Não vem só a Guarda, mas vários outros setores e serviços municipais – como a Comlurb, a Fundação Parques e Jardins, etc. – para se instalar nessa localização estratégica em que está a Merck. Vamos começar a atender a população dessa região com mais velocidade”, comentou ao final da solenidade o secretário Gutemberg.
Policiamento de proximidade
“A Associação da Merck, na frente de vários outros bairros, criou as condições para ter uma base do programa Rio+Seguro. Não é fácil. Se os senhores conhecerem a base de Copacabana vão se surpreender e perceber que aqui vocês estão muito à frente. O policiamento de proximidade é assim, o poder público trabalhando junto com a população”, comentou o coronel Oderlei.
Programa pioneiro da Prefeitura, o Rio + Seguro começou nos bairros de Copacabana e Leme, na Zona Sul do Rio, sendo posteriormente estendido à Ilha do Fundão, à Freguesia e à Taquara. Coordenada pela Secretaria de Ordem Pública, a iniciativa que agora chega à Merck reúne esforços da Guarda Municipal, da CET-Rio, da RioLuz, da Fundação Parques e Jardins, da Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma), da Riotur, da Comlurb, da Secretaria Municipal de Assistência Social e de Direitos Humanos (SMASDH) e da Coordenadoria de Gestão do Espaço Urbano (CGEU). A Polícia Militar reforça a operação com policiais e viaturas.
Efeito multiplicador
Segundo o secretário Gutemberg, a Merck está estrategicamente situada em um local de grande fluxo de acesso. “Daqui nós conseguimos acessar com facilidade uma série de outros bairros. Além de trazer segurança, a base também passa a ser os olhos da Prefeitura quanto a problemas que, muitas das vezes, o gestor público não consegue alcançar, que só conseguimos ver quando recebemos as demandas da própria população. (…) A vinda desse posto avançado atende ao desejo da população e é mais um mérito desse incansável”, disse o secretário, referindo-se ao presidente Paulo Ciro.
“Temos uma equipe de apaixonados pela Merck. Nada aconteceria se não fosse por isso, porque ninguém faz nada sozinho. Quero acreditar a todos vocês, que pegaram nessa massa e acreditaram no sonho de fazer #UmaNovaMerck”, finalizou o presidente Ciro, agradecendo à abnegada equipe da ACCB.
Janelas quebradas
“A desordem se desdobra no crime, haja vista a teoria das janelas quebradas. (…) Quando melhoramos o ambiente e trazemos o ordenamento, automaticamente melhora todo o posicionamento em termos de segurança na mesma região”, afirmou durante a solenidade o comandante da Guarda Municipal, inspetor José Ricardo da Silva, que acrescentou o seguinte recado aos moradores: “Contem conosco. Essa base vai estar aberta direto, basta bater à porta ou procurar nossos guardas, que vocês serão muito bem recebidos. Esse é o nosso papel. Uma cidade melhor começa assim”.
Compareceram à solenidade, além das autoridades já citadas, a deputada estadual Alana Passos (PSL); o vereador Marcelo Arar (PTB); o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, coronel Djalma Antônio de Souza Filho; o comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar, Coronel Roberto Christiano Dantas; o superintendente regional de Jacarepaguá, Carlos Favilla; o administrador regional de Jacarepaguá, Antônio Veltri; o diretor-presidente da Comlurb, Paulo Mangueira; a delegada da 42ª Delegacia de Polícia (Recreio dos Bandeirantes), Márcia Julião; o delegado da 41ª Delegacia de Polícia (Tanque), Delmir da Silva Gouvea; a delegada da 32ª Delegacia de Polícia (Taquara), Carolina Salomão Albuquerque; ao delegado da Polícia Federal Marcelo Seiler; dentre muitos outros.
Fonte: O Fluminense
MAZOLA
Related posts
O Poder da Empatia
ADPF 709: a voz indígena contra o genocídio
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo