Redação –
Apoiadores do governo Jair Bolsonaro e grupos que defendem o impeachment do presidente dividem espaço na Esplanada dos Ministérios neste domingo (21.jun.2020). As manifestações são acompanhadas pela Polícia Militar, que impede a aproximação dos 2 grupos.
Em maior número, os apoiadores do presidente carregavam placas com a inscrição “Supremo é o povo!”, em recado ao STF (Supremo Tribunal Federal). A Corte impôs seguidas derrotas a Bolsonaro nas últimas semanas, validando o inquérito das fake news e autorizando operações contra bolsonaristas (do Congresso e da sociedade civil).
Segundo apurou o Poder360, as placas foram confeccionadas pelos organizadores do evento e pelo menos 1 voluntário de patins era visto fazendo a distribuição para quem estivesse na manifestação.
“Não a ilegalidades de Alexandre de Moraes“, dizia uma das faixas expostas no ato, mencionando o ministro-relator do inquérito das fake news. Foi Moraes que autorizou, no início da última semana, a prisão da ativista Sara Winter, líder do “300 do Brasil”, que é 1 dos organizadores do ato deste domingo. O grupo foi alvo de operação da Polícia Civil no início desta manhã.
Já do lado dos manifestantes contrários ao governo, a pauta em comum foi a defesa ao impeachment de Bolsonaro. Foram vistas bandeiras e camisetas de partidos da oposição e de entidades sindicais. Também neste domingo (21.jun.2020), o Partido dos Trabalhadores divulgou site da frente contra o Bolsonaro e pró-impeachment com 1 vídeo associando a atuação do presidente ao número de mortes por covid-19 no Brasil.
Eis abaixo fotos dos 2 atos, registradas pelos repórteres do Poder360 Sérgio Lima e Mateus Maia:
ENCONTRO PACÍFICO
A Esplanada dos Ministérios estava bloqueada na altura do Congresso Nacional, dessa forma nenhum dos grupos poderia acessar a Praça dos Três Poderes, o STF e o Planalto.
Em menor número, mas organizados e entoando palavras de ordem, o grupo contrário ao presidente Jair Bolsonaro caminhou até o limite da via, quando encontrou milhares de apoiadores do governo. Os 2 protestos de aproximaram, sendo separados por 1 cordão feito pela Polícia Militar.
Apesar de xingamentos e gritos de contra o outro, não houve nenhum conflito entre as partes. Depois de cerca de 30 minutos, o grupo contrário começou a fazer a marcha no sentido contrário enquanto os bolsonaristas gritaram “ih, fora!”. Veja vídeos e fotos do encontro abaixo por Sérgio Lima e Mateus Maia do Poder360.
Fonte: Poder360
MAZOLA
Related posts
Advertências
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo