Por Emanuel Cancella –
Será que o Juiz Eduardo Appio está afastado para esconder o crime de extorsão de Moro e Dallagnol?
Appio foi afastado da 13ª vara de Curitiba sob a alegação de ter ameaçado o filho de um desembargador através de um áudio.
Lembrando que o filho do desembargador ameaçado é sócio do do ex juiz Sergio Moro. Porém, peritos comprovaram que a voz no áudio não é de Eduardo Appio (1).
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu, nesta segunda-feira (17/07/23), manter o afastamento do juiz Eduardo Appio, que chefiou a 13ª Vara Federal em Curitiba, responsável pelos processos da Operação Lava Jato (3).
Creio que o foco da questão é provar se Moro e Dallagnol extorquiram o advogado da Odebrecht Rodrigo Tacla Duran, que disse na audiência virtual com o juiz Eduardo Appio que pagou USS 612 mil para não ser preso (4,6). Appio imediatamente mandou o caso para a PF e o STF. E em seguida foi afastado da 13ª vara de Curitiba.
Já Moro chamou Duran de aventureiro e fugitivo da lei mas o jornalista Luís Nassif publicou que Duran fez deposito na conta de Rosangela Moro, esposa de Moro (5).
Lembrando que o juiz Eduardo Appio não só ouviu Tacla Duran caso que vem rolando a anos, em 2020 o PGR Aras ameaçou retomar o caso mas arquivou (7).
Eduardo Appio também queria ouvir o ex ministro Antonio Palocci mas a oitiva foi arquivada (8).
Era fundamental ouvir Pallocci para esclarecer, fatos tais quais:
“Tortura na Lava Jato não era só psicológica, era física”: Empresário Eduardo Aparecido de Meira, que ficou 280 dias preso na Lava Jato, e foi inocentado pelo STF, revela crimes da República de Curitiba… Palocci delatou o ex presidente Lula para não matar o amigo na prisão (11).
Lembrando que o ex juiz Sergio Moro a seis dias da eleição vazou para mídia delação de Palocci rejeitada pelo MPF por falta de provas (9). Delegado da PF Marcelo Feres Daher diz que a delação foi inventada. Enquanto Moro e Dallagnol continuam de boa, o juiz Eduardo Appio é o grande punido com o afastamento da 13ª vara.
Lembrando que a Lava Jato fez um filme: Policia federal a lei é para todos (10)!
Fonte:
5 – https://jornalggn.com.br/politica/advogado-espanhol-fez-pagamentos-a-rosangela-moro/
8 – https://www.poder360.com.br/justica/trf-4-derruba-decisao-de-appio-e-cancela-oitiva-de-palocci/
9 – https://www.conjur.com.br/2020-ago-16/delegado-pf-mostra-delacao-palocci-foi-inventada
EMANUEL CANCELLA – Advogado (OAB/RJ 75.300), ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex-diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da Federação Única dos Petroleiros (FUP), fundador e coordenador da FNP, ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, colunista desta Tribuna da Imprensa Livre, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido no site Mercado Livre. Em função das boas práticas profissionais recebeu em 2017 o Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor, parceria do jornal Tribuna da Imprensa Livre com a OAB-RJ.
Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com
PATROCÍNIO
Tribuna recomenda!
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo