Por Bolivar Meirelles

Embora ainda com o Mercado…uma nova concepção deste, vai ocupando o lugar do Império Norteamericano. E, o Brasil vai navegando… Certamente, o mundo não ficará parado. Já foi de um comunismo primitivo, hordas nômades, de um escravagismo, feudalismo, capitalismo mercantil, industrial, financeiro, colonialismo imperialismo, tudo que é, certamente, não será….O mundo, as sociedades, as economias, estão em movimento. A Terra, o Sol, o Universo, também. Todos os seres humanos querem benefícios, não são, somente, os empresários, os banqueiros, os grandes profissionais liberais, os funcionários do topo do sistema público (desembargadores, titulares das universidades públicas, oficiais generais…), destacados jornalistas da grande mídia, proprietários dela… O mundo está quebrando a unipolaridade, o sistema do dólar como única moeda de transações internacionais…

A razão crítica vive sinalizando para essas e outras coisas.

A guerra na Ucrânia não é só dela e da Rússia. Já é uma guerra mundial localizada. A guerra fria retorna. A China, mais inteligente não vem jogando dinheiro fora nessa guerra, caminha procurando construir novas “rotas da Seda”. Novos dias estão se colocando. A guerra nuclear total seria, o máximo de irracionalidade, acho que não se dará. A razão humana vai chegar antes. A irracionalidade do uso do meio ambiente também vive se colocando. Quando, o próprio Lula, vocifera que não vê motivo para a Moeda Norteamericana ser a eterna substituta do lastro Ouro, os “sinais dos tempos” em movimento, estão piscando. Caminhemos…embora a calma tenha limites, o mundo e o tempo, o tempo e o mundo, estão a favor de um ambiente de melhor convivência humana, social e ambiental. Homens e mulheres, trabalhadoras e trabalhadores… já disse e diria outra vez duas assinaturas a mais de século e meio. A essência é a mesma.

Marx e Engels, vocês são atuais.

BOLIVAR MARINHO SOARES DE MEIRELLES – General de Brigada Reformado, Cientista Social, Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre, Mestre em Administração Pública e Doutor em Ciências em Engenharia de Produção, Pós Doutor em História Política, Presidente do Conselho Executivo da Casa da América Latina.

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com


PATROCÍNIO


Tribuna recomenda!