Por Xico Teixeira

O líder comunitário do Jacarezinho, Rumba Gabriel, faz um alerta dramático: “Eles não vão parar de nos matar!!”

Rumba Gabriel é jornalista e idealizador do Portal Favelas, teólogo, bacharel em Direito, compositor da Mangueira e fundador do Movimento Popular de Favelas (Divulgação)

Rumba disse que o Jacarezinho sempre foi um território de resistência à ditadura. Dois partidos políticos tinham sede na favela, muitos ativistas atuavam diretamente na comunidade, onde a convivência, embora difícil e muito pobre, era alegre e com garra para lutar contra a opressão.

Ali, naquele território, todos eram bem-vindos. E estas ações politizavam o povo da favela.

Mas, de repente, tudo isto foi deixando de existir porque a maioria dos ativistas e militantes saiu para lutar em outra dimensão, quando os partidos de esquerda ocuparam o poder provisoriamente.

E, segundo Rumba, a favela foi abandonada. Rumba afirma que existem poucos líderes na comunidade, “somos um quilombo de resistência”, diz ele. Mesmo muitas entidades e ONGs que usam o discurso de esquerda e defesa das comunidades pobres permaneceram aqui, abandonaram estes territórios.

Rumba fez também um relato forte da chacina e falou que alguns dos corpos caídos nos becos foram arrastados pela rua e um destes cadáveres foi vilipendiado, colocado deitado numa cadeira com um dedo na boca… ato covarde e vil.

Naturalmente, Rumba reconhece que tudo isto faz parte de uma trama ideológica política de extermínio dos pobres e negros da periferia, das favelas. E traz, no final, um discurso de esperança de que a vida volte a ser melhor, que os terreiros voltem a bater seus tambores e o cidadão da favela tenha uma vida mais digna e humana.

Veja e escute este grito vindo do quilombo, o forte apelo do Rumba para uma luta mais permanente por uma sociedade mais justa e humana.

Fonte: Portal Favelas – Plataforma de integração de comunicadores de favelas e de promoção de cidadania. É tanto um meio de difusão de conteúdos produzidos pelos diferentes canais de comunicação de favelas, quanto uma agência de produção de conteúdos para estes canais. No Portal Favelas você pode receber as mais diversas informações sobre o cotidiano das favelas.


HERÉDIA ALVES é a titular desta coluna, advogada Criminalista e do Terceiro Setor, especialista em Direito Público, diretora de Projetos do Instituto Anjos da Liberdade, presidente Estadual do Instituto Nacional de Combate a Violência Familiar, advogada da Associação de Moradores da Vila Mimosa e membro da Comissão de Direitos Humanos OAB/ RJ.