Redação –
Manifestantes fizeram uma passeata pacífica na tarde deste domingo (7) contra o governo Jair Bolsonaro e contra o racismo no Centro do Rio de Janeiro. Um grupo de manifestantes, cerca de mil pessoas, caminhou do monumento de Zumbi dos Palmares e se encontrou com mais pessoas no trajeto até a Candelária, onde o ato começou a se dispersar por volta das 15h50.
A maioria dos manifestantes usava máscaras para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Entre eles havia membros de torcidas de futebol antifascistas como o ‘Poder Jovem do Rio’ e pessoas com cartazes lembrando casos de violência policial, como a morte do menino João Pedro, em São Gonçalo, o assassinato da vereadora Marielle Franco, e o caso do músico e do catador mortos pelo Exército em Realengo, na Zona Oeste do Rio.
O ato ocorreu sem conflitos durante a maior parte do trajeto, como mostrou algumas emissoras de televisão, porém, segundo a PM, na Avenida Presidente Vargas, houve um ataque a pedras contra policiais e viaturas.
Além do ato no Centro, cariocas de prédios de diversos bairros fizeram panelaços e gritaram contra o governo federal. De manhã, houve um outro ato, a favor do governo Bolsonaro, na orla de Copacabana, na Zona Sul.
Detidos pela PM
A Polícia Militar do Rio de Janeiro informou que conduziu, até às 13h38, 40 pessoas para delegacias na zonas Norte e Sul da cidade. De acordo com policiais, manifestantes nos protestos contra o racismo jogaram pedras contra os PMs. Em vídeos na internet, os integrantes dos atos negam qualquer ataque.
De acordo com a polícia, no Centro do Rio, a PM deteve 30 pessoas na Avenida Presidente Vargas, Uruguaiana e próximo à Igreja da Candelária. Foram apreendidos no local duas facas, uma câmera de filmagem, 14 telefones celulares, 100 máscaras, 100 frascos de soro fisiológico, 100 frascos de álcool gel e 100 sanduíches.
Em outra região do Centro, próximo ao monumento em homenagem a Zumbi dos Palmares, os PMs prenderam cinco homens. Com eles, segundo os policiais, havia 46 frascos de álcool em gel e 97 frascos de soro fisiológico. Os dois casos foram registrados na 21ª DP (Bonsucesso).
Em Copacabana, em ato a favor do presidente Jair Bolsonaro, policiais do 19º BPM (Copacabana) prenderam quatro homens na Avenida Atlântica. Segundo a PM, com eles, havia três facas, cinco bastões de madeira e fogos de artifício.
Em outro ponto do bairro, um outro homem foi detido. Ao chegar na delegacia, a polícia descobriu que ele já foi preso por homicídio. De acordo com policiais, com o homem, a polícia informa ter encontrado um martelo, uma faca, uma barra de ferro e uma tesoura. Os casos foram levados para a 12ª DP (Copacabana).
Com informações do portal G1 / Vídeos: Canal Daniel Mazola (YouTube) / Fotos: Grupo Poder Jovem do Rio e G1
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo