Redação

Comunicado feito pela Editora Globo nesta quinta (6) informou que a partir de 28 de maio a revista Época deixará de circular e passará a ser publicada dentro do jornal O Globo, nas versões digital e impressa.

É provável que a mudança se deva à piora no desempenho comercial da publicação. De acordo com o site Poder360, em 2020 a revista Época teve redução de mais de 40% em sua circulação impressa e de mais de 30% dos assinantes digitais.

Com a mudança, as reportagens da revista estarão presentes em páginas fixas nas edições de sábado do jornal O Globo. Nos demais dias da semana a ideia é que os jornalistas de Época colaborem com análises e artigos para publicação na versão impressa do jornal.

Lançada há 23 anos, a revista Época já ganhou premiações importantes, incluindo quatro prêmios Vladimir Herzog pela cobertura em direitos humanos, três prêmios Esso por reportagens de saúde e outros dois por criação gráfica.

Mais recentemente Época foi eleita “Mídia do Ano” e “Veículo Impresso do Ano” pela reformulação feita em 2018. Em 2019, a revista faturou o Relatoría para la Libertad de Expresión (Rele), concedido pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos. E, em 2020, recebeu o Latin American Design Awards por seu design, além da medalha de prata na categoria Editorial.

Perda de relevância

Segundo o comunicado oficial, a Editora Globo está passando por uma transição para acompanhar leitores que migram progressivamente do impresso para o digital. “A dinâmica de uma revista semanal de notícias impressa começou a perder relevância em um tempo em que os furos de reportagem são publicados em tempo real e alertados nas telas dos celulares“, definiu o comunicado.

Em um segundo texto sobre a mudança, este enviado aos funcionários da Editora Globo, o diretor-geral da empresa, Frederic Kachar, alegou que a junção de forças é positiva. “As reportagens de fôlego, a cobertura analítica e reflexiva do noticiário, as seções fixas de grande repercussão, como as entrevistas de ‘Concordamos em discordar’ e os relatos do ‘Vivi para Contar’ estarão agora presentes nas diferentes editorias do jornal, ao longo da semana e aos sábados.”

Ainda de acordo com Kachar, com a mudança, a “produção de conteúdos robustos e de qualidade, valores fundamentais de Época, estará reunida em um só produto”.

“Desta forma, passaremos a atuar com mais foco, concentrando tempo e esforços no fortalecimento do Globo. A decisão está também alinhada às mudanças no hábito de consumo de notícias ao longo dos últimos anos. Cada vez mais pessoas querem se informar sobre os acontecimentos em tempo real e acessar, de forma ágil e simples, o conteúdo pela internet. O crescimento da audiência digital – que só aumenta desde o início da pandemia – demonstra essa tendência. Ao mesmo tempo, a aceleração desse comportamento aponta, em todo o mundo, a diminuição do interesse do público pelas edições impressas de revistas semanais de informação. Diante disso, ficou ainda mais clara a necessidade de nos reinventarmos.”


Fonte: Portal Imprensa