Redação

O empresário Adriano Silva (Novo) foi eleito neste domingo (29) prefeito de Joinville (SC), derrotando o deputado federal licenciado Darci de Matos (PSD). Com chapa pura, sem coligações, Silva obteve 55,43% dos votos válidos, ante 44,57% do adversário, que contou com o apoio de PSD, PL, PSDB e PP. Com o resultado, o partido Novo elegeu o primeiro prefeito desde sua criação.

Dois anos depois de uma rápida ascensão nas eleições gerais de 2018, o Novo teve um desempenho abaixo do esperado por suas lideranças na disputa municipal de 2020 e fez apenas 29 vereadores e um prefeito. É o segundo pleito municipal que o partido disputa.

No primeiro turno, Darci de Matos, político tradicional que já foi vereador da cidade três vezes, teve mais votos que o postulante do Novo: 66.838 votos (25,30%), ante 60.728 votos (22,98%) de Adriano Silva.

Perfil do eleito

Adriano Silva é estreante na política, assim como sua vice, a jornalista Rejane Gambin. Formado em administração de empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, Adriano Silva tem 42 anos e filiou-se ao Novo em 2018. No ano seguinte, estudou no RenovaBR, escola de formação política pelos quais passaram os atuais deputados Tabata Amaral (PDT-SP) e Felipe Rigoni (PSB-ES).

Sua família é dona de uma rede de farmácias da região, onde Silva começou a carreira como assistente de marketing. Há seis anos, tornou-se presidente da rede farmacêutica. Também foi vice-presidente da Associação Empresarial de Joinville (Acij) e presidente do Conselho da Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (Alanac).

Leia também:

Após sucesso em 2018, desempenho do Novo frustra Amoêdo, que cobra reflexão


Fonte: Congresso em Foco